Casual

Disney fecha estúdios da Pixar no Canadá

Pixar Canada era responsável por curtas-metragens

pixar (Deborah Coleman / Pixar)

pixar (Deborah Coleman / Pixar)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 16h43.

São Paulo – Responsável por uma série de curtas-metragens da Disney, a Pixar Canada teve os estúdios de Vancouver fechados nesta quarta-feira pela própria "empresa-mãe". Além do fim das produções, o encerramento das atividades resultará na demissão de 100 funcionários.

De acordo com o site Variety, o fechamento surpreedente dos estúdios se deu pela diminuição dos incentivos fiscais feitos pela província canadense da Colúmbia Britânica. As taxas mais atraentes foram a razão de a Disney ter instalado a produtora na região. No entanto, com o aumento nos gastos, passou a ser mais interessante movê-la para a sede principal, na Califórnia.

Histórico – A Pixar Canada foi criada em 2010, e tem o portfólio composto majoritariamente por curtas. Dois dos mais conhecidos são o Partysaurus Rex e o Air Mater, ambos de 2012. O primeiro tem como protagonista o dinossauro Rex, de Toy Story, enquanto o outro foca na história do guincho Mater, de Carros.

//player.vimeo.com/video/67093161

De qualidade incontestável, os pequenos vídeos eram colocados antes dos filmes principais, e o estúdio servia como um “campo de testes” para novos diretores. As histórias podiam até ser usadas como prévias de novas obras, como no caso do Air Mater e do novo “Planes” (“Aviões”) da Disney, que estreou em agosto deste ano nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:ArteCanadáCinemaDisneyEntretenimentoINFOPaíses ricosPixar

Mais de Casual

Porsche, camisetas e drinques: parcerias e novidades no mundo do café

Vinícola gaúcha com quase 100 anos investe R$ 10 milhões e lança marca de vinhos finos

Em São Paulo para o GP de Fórmula 1? Confira 10 restaurantes para aproveitar na cidade

Geração Z gasta mais com alimentação do que com viagens e roupas