Casual

As 5 dicas de ouro do chef Elzio Callefi para fazer o churrasco perfeito

O churrasco perfeito não se resume apenas à qualidade do que vai ao fogo: bons cortes de carne e legumes selecionados também contribuem no resultado

Churrasco: confira 5 passos essenciais.  (Tramontina/Divulgação)

Churrasco: confira 5 passos essenciais. (Tramontina/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2021 às 07h05.

Não é novidade que, para os brasileiros, o churrasco é mais do que uma simples refeição. Com o passar do tempo, novas maneiras e variedade de preparos foram surgindo, fazendo com que o churrasco fosse reconhecido como um grande momento de confraternização. São mudanças que representam a pluralidade da tradição, que segue conquistando admiradores independentemente do que é assado sobre o fogo. 

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

O churrasco perfeito não se resume apenas à qualidade do que vai ao fogo ou a uma boa churrasqueira. Bons cortes de carne ou legumes selecionados contribuem para o resultado final, mas só farão a diferença mesmo com a ajuda de bons utensílios e acessórios para complementar e facilitar as tarefas. “Seria como ter um maestro com excelentes músicos, mas sem instrumentos para tocar”, comenta Elzio Callefi, chef da Tramontina. O chef traz algumas dicas que podem ajudar na busca pela perfeição do churrasco. 

1- Cuidado com o desperdício e o movimento serrote na hora do corte

Um dos grandes segredos do churrasco é o corte da carne. Para isso, facas afiadas sempre ajudam, e muito, a evitar acidentes e desperdício, garantindo o corte preciso e agilidade na hora de servir. A faca tipo Butcher possui lâmina longa e afiada que facilita o corte de peças grandes ou pequenas e com isso evita o movimento serrote de vai e vem que muitas vezes estraga as fibras da carne. Além disso, possui sulcos na lâmina que facilitam o corte de carnes assadas, sem desmanchar ou grudar na lâmina.

Facas: um bom kit de lâminas é essencial para cortar as carnes sem comprometer o sabor. (Tramontina/Reprodução)

2- Otimize o espaço ao fogo e garanta a diversidade no churrasco

Praticidade é o que o churrasqueiro precisa. Cada vez mais a grelha faz diferença na hora de assar justamente por facilitar o preparo de qualquer assado, além de otimizar o espaço na churrasqueira. Modelos com abertura e fechamento lateral são ótimas opções: além de ser de fácil limpeza, podem ser remanejados na churrasqueira de forma segura e prática. Grelhas com duas opções de espaçamento também são ideais para evitar perdas desagradáveis na hora do churrasco. Isso porque a parte com espaçamento maior entre as barras, permite assar ou grelhar peças de carnes maiores, enquanto a lateral com espaços menores permite assar peças ou carnes menores como coração de frango, linguiça e legumes.

3 - A garra é o novo garfo trinchante

A garra é uma novidade que veio para ficar. Ela pode realizar a função do garfo trinchante no momento do corte levando precisão e maior contato com o alimento na hora de cortar o assado, além de ser um item ótimo para desfiar peças inteiras de carne assada de forma prática e segura. Outros utensílios que não podem faltar em seu churrasco são o pegador, sucesso garantido entre churrasqueiros que permite manusear a carne na churrasqueira de forma segura e prática, e o melhor de tudo, sem perfurar as peças a cada movimento. “Mas, lembre-se de não virar demais a carne para não perder o ponto perfeito”, complementa Elzio.

Churrasco: além das lâminas, utensílios especiais para manusear as carnes são importantes. (Tramontina)

4 - Crie sua assinatura de sabor no assado

Que fazer churrasco é arte para muita gente, já sabemos. O resultado pode ser uma obra prima e agradar a família toda se for bem feito. Uma dica importante é usar o pincel para garantir uma assinatura personalizada de sabor para seu churrasco. “Este utensílio, muitas vezes ignorado pelos churrasqueiros, ajuda muito a dar aquele toque pessoal, seja com um molho secreto ou usando o próprio suco da carne, com isso mantém a carne sempre hidratada e com um sabor diferenciado”, diz Elzio.

Churrasco: lavar a grelha e os utensílios logo após o uso é fundamental para garantir maior durabilidade. (Tramontina)

5 - Limpeza também faz parte do ritual

Acabou o fogo, acabou a comida, todos felizes e satisfeitos. Mas, o ritual não para por aí. A limpeza é parte essencial para garantir o próximo churrasco, com o mesmo capricho e sabor. Para fazer bonito depois do churrasco e manter suas grelhas ou espetos sempre limpos, uma escova de limpeza não pode faltar. Além de facilitar a limpeza, a escova retira todos os resíduos que podem deixar um sabor ou aroma queimado no próximo churrasco, além de conservar e aumentar a vida útil do produto.

Acompanhe tudo sobre:Cozinhascomida-e-bebidaGastronomiaChurrasco

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis