Casual

Dia Nacional do Nordestino: conheça cinco expoentes na cena gastronômica

Conheça algumas figuras gastronômicas que vieram de diferentes regiões do Nordeste e que fazem história na cidade de São Paulo

Dona Carmem Virgínia, chef e proprietária do Altar Cozinha Ancestral. (Rogério Gomes/Divulgação)

Dona Carmem Virgínia, chef e proprietária do Altar Cozinha Ancestral. (Rogério Gomes/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 8 de outubro de 2023 às 08h30.

Instituída no ano passado (PL 2.755/2022), o Dia Nacional do Nordestino é comemorado no dia 8 de outubro. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do poeta, teatrólogo, músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), conhecido como Poeta do Sertão.

A comemoração é uma resposta às agressões que os nordestinos sofreram após o segundo turno das eleições de 2022, segundo o autor do projeto e senador da Bahia, Angelo Coronel. “Os nordestinos, apesar das dificuldades e muitas vezes dos preconceitos, mostram resiliência se estabelecendo em várias regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento e a diversidade, por isso também se justifica a criação de uma data nacional para celebrarmos o povo e a cultura”, escreveu Coronel.

Segundo dados do IBGE, dentre as regiões do Brasil, a que mais concentra imigrantes nordestinos é a capital paulista. Além de trazer na bagagem manifestações culturais emblemáticas, contribuíram para que a gastronomia, a coquetelaria e a hospitalidade sejam uma das melhores do país.

Conheça algumas figuras gastronômicas que vieram de diferentes regiões do Nordeste e que fazem história na cidade de São Paulo.

Dona Carmem Virgínia - Altar Cozinha Ancestral

Carmem Virgínia nasceu na periferia de Pernambuco e cresceu vendo a avó, merendeira de escola pública, e as tias cozinharem. Apesar de nunca ter pensado em se tornar chef, foi escolhida aos 7 anos como cozinheira dos orixás (iabassê), responsável pelas comidas sagradas do candomblé.

Tendo o terreiro como sua grande escola, começou a cozinhar e vender acarajés e caranguejos aos 14. Acabou se apaixonando pelo ato de servir e percebeu a função de cozinheira como algo importante na representatividade negra, já que poucas mulheres pretas são chefs reconhecidas.

Em 2013, abriu seu primeiro restaurante, Altar Cozinha Ancestral, em Recife, e se mudou para São Paulo em maio deste ano para abrir a segunda unidade na Vila Madalena, sempre defendendo que não faz comida apenas para matar a fome, mas para nutrir o corpo e a mente.

Serviço: Rua Medeiros Albuquerque, 270 - Vila Madalena. Reservas: widget.getinapp.com.br/Z6Rq9G1L Horário de funcionamento: segunda das 12h às 23h / terça à quarta das 12h às 17h / quinta à sábado das 12h às 20h / domingo das 12h às 20h. Telefone: 11 3034-4260

Francisco Valter Alves de Lima (Bolinha – Baretto (Grupo Fasano)

Francisco Valter Alves de Lima (Bolinha) – Baretto (Grupo Fasano) (Zé Carlos Barretta /Divulgação)

Há mais de 20 anos, o bartender Bolinha comanda as coqueteleiras do elegantíssimo piano-bar Baretto, dentro do Hotel Fasano São Paulo Jardins. Oriunda da histórica cidade de Areia, na Paraíba, veio para a capital paulista em 1992 e começou a trabalhar como cumin de bar. Entrou para o Grupo Fasano desde a abertura do Baretto, em 1999, e nunca mais saiu. Bolinha é reconhecido pelo carisma – não é raro lembrar dos frequentadores pelo nome e de seus drinques preferidos – e por ser um dos profissionais mais qualificados de São Paulo.

O bartender domina todos os drinques clássicos e seu dry martini, servido com um frasco com parte da bebida conservada em uma tigela de gelo para manter a temperatura, está entre os melhores da cidade.

Serviço: Rua Vitório Fasano, 88 - Hotel Fasano - Jardim Paulista. Telefone:(11) 3896 4000
Horário: De segunda-feira a sábado, das 19h às 3h.

Lomanto Oliveira - Gero Itaim (Grupo Fasano)

Lomanto Oliveira - Gero Itaim (Grupo Fasano) (Bruno Geraldi/Divulgação)

Após comandar a cozinha do restaurante do Hotel Fasano Salvador, o chef Lomanto Oliveira nascido em Jacobina, no norte da Bahia, lidera a mais nova unidade do Gero em São Paulo, dentro do novo hotel Fasano São Paulo Itaim, esta última aberta em maio deste ano.

Lomanto aprendeu a cozinhar com a mãe ainda na infância, quando a ajudava a preparar doces, manteigas e queijos para vender. Deixou sua cidade natal com 16 anos para buscar emprego em São Paulo e há 18 anos iniciou no Grupo Fasano como ajudante de confeitaria.

O chef também teve passagens pelo restaurante Fasano e pela filial do Gero no Rio de Janeiro, sempre sendo reconhecido pela atenção aos detalhes na hora de compor seus pratos.

Serviço: Rua Pedroso Alvarenga, 706 – Itaim Bibi. Telefone:(11) 3513- 7480. Horário: De segunda a quinta das 12h às 15h e das 19h a 00h. Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 19h a 1h. Domingo das 12h às 22h

Onildo Rocha – Notiê e Abaru por Priceless

Onildo Rocha – Notiê e Abaru por Priceless. (Wesley Diego Emes/Divulgação)

Originário do bairro de Manaíra, em João Pessoa, Onildo Rocha é um dos principais nomes contemporâneos da culinária nordestina e o principal precursor da alta gastronomia paraibana. Ingressou no ramo na lanchonete da família e hoje lidera o Grupo Roccia, com diversos empreendimentos gastronômicos na Paraíba.

Em 2021, colocou sua experiência de mais de duas décadas na bagagem e veio para São Paulo liderar a cozinha do Espaço Priceless Mastercard, que concentra os restaurantes Notiê e Abaru, no terraço do Shopping Light, que traduzem o melhor da culinária de diversas regiões e biomas do Brasil. Para produzir seus respectivos cardápios, o chef realiza expedições em destinos como Amazônia, Manaus e Pará. Pelas suas mãos, xerém, arroz vermelho, maxixe e inúmeros ingredientes brasileiros ganham outro patamar com técnicas estrangeiras.

Serviço: R. Formosa, 157 – Centro Histórico. Acesso seguro e exclusivo pelo estacionamento do Shopping Light. Estacionamento com manobrista. Área interna para desembarque de táxi e serviços de aplicativo. Telefone e WhatsApp: (11) 2853-0373. Horário de funcionamento: Segunda: das 12h às 15h30. Não abre à noite. Terça, quarta, quinta: das 12h às 15h30 e das 18h às 23h. Sexta e sábado: das 12h à 0h, sem intervalo. Domingo e feriados: das 12h às 18h.

Melquisedec Pereira Alves (Melki) - Vila Anália

Melquisedec Pereira Alves (Melki) - Vila Anália. (Divulgação/Divulgação)

Entre os 20 mil habitantes de Alagoa Nova, Paraíba, Melquisedec Pereira Alves já chamava a atenção pelo bom atendimento desde os 14 anos, quando trabalhava como garçom na lanchonete da cidade. Logo antes de alcançar a maioridade, migrou para o Rio de janeiro, fez estágio no Copacabana Palace e atuou em diversos empreendimentos cariocas durante oito anos antes de ser cobiçado por donos de bares e restaurantes em São Paulo que procuravam uma boa gerência.

O restaurateur Guilherme Temperani tinha como certeira a escolha de Melki, como é carinhosamente conhecido, como anfitrião do complexo gastronômico Vila Anália, complexo gastronômico com cinco operações de restaurantes com culinárias distintas, além de um empório e de uma confeitaria, a Caramelo. Por lá, o gerente continua sendo exemplo para os mais de 130 funcionários da casa, além de encantar todos os clientes que passam no complexo.

Serviço: Rua Cândido Lacerda, 33 – Jardim Anália Franco. Telefone: 11 2673-5378. Horário: Segunda e terça, das 12h às 16h e das 19h à 23h30. Quarta e quinta, das 12h às 23h30. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h à 22h.

Acompanhe tudo sobre:GastronomiaChefsRestaurantesBares

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque