Casual

Dia do Chardonnay: 5 vinhos com harmonização para celebrar a data

Conhecida no mundo dos vinhos como a “rainha das uvas brancas”, a Chardonnay dá origem a vinhos brancos, leves e aromáticos: confira a seleção

Chardonnay: a uva é originária de Borgonha, França. (Simon Dawson/Getty Images)

Chardonnay: a uva é originária de Borgonha, França. (Simon Dawson/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 27 de maio de 2021 às 07h00.

Nesta quinta-feira, 27, celebra-se o Dia do Chardonnay, uva nativa da região da Borgonha, na França, que é conhecida como a “rainha das uvas brancas” por dar origem a vinhos límpidos, suaves e aromáticos.

Quer aprender a investir melhor? Inscreva-se no curso Manual do Investidor da EXAME Academy.

Para celebrar a data em grande estilo, o e-commerce de vinhos Evino está lançando dois novos rótulos de Chardonnay. O primeiro é o Tormaresca Fichi d'India Chardonnay Salento 2019, um vinho com aroma de frutas como pêssegos brancos e notas de flores de amêndoa, tomilho e lavanda, que apresenta equilíbrio delicado entre fruta e frescor em boca. A outra novidade é o Foresta Chardonnay, bebida com aromas de frutas tropicais como banana, manga e toques de baunilha.

Entre os enólogos, a Chardonnay é considerada uma uva extremamente democrática, sendo cultivada, além da França, em países como Estados Unidos, Chile, África do Sul, Austrália e Brasil. “A Chardonnay é uma das uvas brancas mais populares no mundo todo. Isso deve-se a sua versatilidade - essa casta se adapta muito bem em climas diferentes, originando uma multiplicidade de vinhos em estilos diversos. Quando cultivada em climas mais frios, os vinhos apresentam corpo leve, alta acidez e aromas de frutas cítricas, mas quando é cultivada em regiões de clima quente, os vinhos são mais encorpados, com acidez média e aromas de frutas brancas tropicais”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

À Casual EXAME, a sommelière da Evino dá 5 dicas de rótulos e pratos que melhor harmonizam com o Chardonnay. Confira: 

Camarão na moranga

(Roberto Machado Noa)

"O camarão é bem delicado de sabor, por isso deve-se selecionar um rótulo semelhante, que não ofusque o sabor delicado do fruto do mar. O Tormaresca Fichi d'India Chardonnay Salento 2019 é a pedida ideal para essa harmonização devido aos seus aromas de frutas cítricas e delicadeza em boca”, afirma Jessica.

Salada Caesar

(Fairfax Media)

“O prato contém carne de frango e é temperado com um molho cremoso e parmesão, portanto sugiro um vinho que tenha notas mais frutadas para acompanhar, como o Expedicion Single Vineyard Selection Chardonnay Central Valley D.O. 2020”, diz a sommelière. 

Nhoque de batata doce

(Enrico Spanu)

Para combinar com o sabor doce da batata, o vinho recomendado por Jessica é o Chatigny Chardonnay Oak Aged 2019, devido às suas notas de baunilha e textura mais cremosa advinda do tempo em madeira.

Paelha

(Randy Vazquez)

“Na hora de pensar em harmonização, uma dica certeira é pensar na regionalidade tanto do prato como do vinho. Para combinar com a Paelha, prato tradicional da Espanha, a minha sugestão é o espanhol Dinastía Manzanos Chardonnay Navarra D.O. 2019”, afirma Jessica.

Quiche de queijo

(Marvin Joseph)

“Além de ser uma receita francesa, a quiche é feita com bastante ovos e queijos, o que a torna um prato substancioso, mas, ainda assim, a quiche tem um sabor bem delicado. Minha indicação é o Buissonnier Crémant de Bourgogne Brut AOC, um espumante também francês, fresco e delicado para combinar com os sabores delicados e de acidez alta para ajudar a limpar o paladar da gordura”, diz a sommelière

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.   

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicascomida-e-bebidae-commerceVinhos

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão