Gerárd Depardieu: o governador convidou Depardieu a morar na Rússia e ofereceu ao ator m imóvel em qualquer parte da cidade. (Odd Andersen/AFP)
Da Redação
Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 13h14.
Moscou - O ator francês Gérard Depardieu, que se tornou cidadão russo há poucos dias, quer voltar à república da Mordóvia, local que visitou no início de janeiro, para conhecer melhor a alma russa, segundo carta que escreveu ao governador desta região.
"Quero voltar a visitar a Mordóvia para me sentar na margem de um lago e pescar, passear por suas florestas de bétulas porque gosto muito dessa árvore, nela está toda a poesia da Rússia. Quero sentir o espírito da tranquilidade e liberdade que caracteriza o país", escreveu Depardieu na carta ao governador da Mordóvia, Vladimir Volkov.
O ator francês disse em sua carta que deseja "falar com as pessoas operárias, comerciantes e artesãos, com todos aqueles que vivem no interior da Rússia, e me conectar de novo com a alma russa".
"Um abraço para ti, Vladimir (Vólkov). Serei teu embaixador no mundo graças a meu amigo Vladimir Putin. Te agradeço, Vladimir, a possibilidade que me oferece de dizer palavras que sempre me custou pronunciar: alma e amor", escreveu Depardieu.
No início do mês, o presidente russo assinou um decreto para conceder cidadania russa para Depardieu, que tinha expressado seu desejo de renunciar ao passaporte francês em função do projeto do governo de François Hollande de elevar em 75% os impostos dos mais ricos.
Dias mais tarde, o ator foi para Saransk, a capital da Mordóvia, onde foi recebido com cantos populares e pratos típicos no aeroporto e conheceu Volkov. O governador convidou Depardieu a morar na Rússia e ofereceu ao ator um imóvel em qualquer parte da cidade.
O diretor do Fundo Estatal do Cinema russo, Nikolai Borodachev, assegurou há dias que o líder chamou Depardieu para ser ministro da Cultura da Mordóvia.
"Mas ele respondeu: obrigado, mas sou ministro da cultura do mundo", revelou Borodachev.