Casual

Decoração moderna ou contemporânea: qual a diferença e como escolher?

Descubra as sutis distinções entre os estilos de decoração contemporânea e moderna e encontre aquele que mais combina com seu gosto e personalidade

Entenda as diferenças e escolha o estilo ideal para sua casa (Espaço do Traço Arquitetura/Reprodução)

Entenda as diferenças e escolha o estilo ideal para sua casa (Espaço do Traço Arquitetura/Reprodução)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 10 de junho de 2023 às 08h00.

Apesar de apresentarem algumas características semelhantes,  a decoração contemporânea e a decoração moderna não são a mesma coisa. Embora ambos os estilos tenham uma abordagem minimalista e valorizem linhas limpas, há diferenças sutis que os distinguem.

“É muito comum usar o termo ‘moderno’ quando queremos nos referir a algo que é atual. Porém, na arquitetura e decoração utilizamos o termo ‘contemporâneo’ para definir um estilo que esteja de acordo com o momento atual”, esclarece a arquiteta Ana Bortone.

A decoração contemporânea abraça a atualidade, permitindo a fusão de diferentes elementos e estilos, enquanto a decoração moderna remete a um período específico do século XX, caracterizado pela simplicidade e pela funcionalidade.

Veja como diferenciá-las e como escolher a decoração que mais combina com seu estilo:

Decoração moderna

O moderno é o estilo precursor do contemporâneo. A decoração moderna surgiu durante o século XX, inspirada no movimento Modernista. Mesmo após tanto tempo, ainda é um estilo que continua em alta e prezando pela simplicidade, praticidade e funcionalidade. “Esse estilo também foca na função e integração entre os ambientes com plantas livres e vãos generosos, valorizando materiais como o concreto e o aço”, acrescenta Ana Bortone.

Decoração contemporânea

A decoração contemporânea preza pela simplicidade, mas também pela sofisticação sutil, conforto e funcionalidade. Apresenta uma estética minimalista, evidenciando mais o espaço e menos os objetos. Além disso, é um estilo que está em constante transformação, uma vez que utiliza ideias e tendências que estão em alta no momento.

A arquiteta e urbanista Marina Belotto explica que no contemporâneo tudo muda muito rápido e não há muitas regras. “Isso está atrelado a pouca durabilidade das coisas, com a tecnologia. Isso permite viver com mais fluidez, há permissão para tudo”, aponta.

Do moderno ao contemporâneo

A designer de interiores Larissa Santo conta que a decoração moderna tinha como maior proposta o minimalismo. “Com a evolução, veio a contemporânea, que permite o uso de outros elementos que completam a decoração. Por exemplo, conseguimos usar pontos de cores, tirando um pouco do monocromático”.

Além disso, ao contrário da decoração moderna, a contemporânea não está limitada a um período específico. “Esse estilo pode ser definido pela palavra que lhe dá o nome ‘contemporâneo’, que significa ‘do momento’, ou seja, o que está acontecendo no design hoje”, explica o arquiteto e urbanista Francesco Torrisi.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCaseDecoração

Mais de Casual

Venda de relógios de luxo explode nos Estados Unidos

Os 50 carros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes do Brasil

TikTok Shop chega ao Brasil para rivalizar com Mercado Livre e Magalu