De comédias a dramas, 10 filmes memoráveis de Robin Williams
O ator e comediante morreu hoje, aos 63 anos. Começando com standups e seriados, ficou conhecido tanto por filmes de comédia para a família quanto dramas
Os clássicos de Robin Williams (Reprodução/Patch Adams)
Mariana Fonseca
Publicado em 13 de agosto de 2014 às 08h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h05.
São Paulo - O ator e comediante americano Robin WIlliams foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos. Começando sua carreira artística em standups e em seriados televisivos, o ator se tornou mais conhecido por seus trabalhos no cinema. Apesar de ter atuado principalmente em comédias e filmes para todas as idades, como "Jumanji" (1995) e "Flubber - Uma Invenção Desmiolada" (1997), foi com o emocionante drama "Gênio Indomável" (1998) que o ator levou o Oscar por melhor ator coadjuvante. Veja a seguir outros filmes memoráveis de que Robin Williams participou.
O filme de comédia dramática, ambientado em um momento de guerra, fez com que Robin Williams fosse indicado ao Oscar de melhor ator.
3. A Sociedade dos Poetas Mortos - 1989zoom_out_map
3/11
No famoso filme, o ator interpreta o professor John Keating, que inspira os alunos de uma escola preparatória para jovens a seguirem suas paixões, por métodos nada ortodoxos. Por sua atuação, Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator.
Em "Tempo de Despertar", Robin Williams interpreta o médico neurologista Malcolm Sayer. Ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor ator de longa-metragem de drama.
Na comédia dramática, Robin Williams é Parry, um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo vivendo num mundo imaginário. Williams foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
Na comédia dirigida por Chris Columbus e baseada em um romance de Anne Fine, Williams interpreta o protagonista, Daniel Hillard, que se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos. O ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
O filme americano, muito conhecido pelos brasileiros, foi baseado em um livro infantil de 1982. Robin Williams interpreta Alan Parrish, o filho de um empresário que descobre que dentro de um baú velho há um jogo místico chamado "Jumanji".
O drama da história do jovem Will Hunting, que é revelado como um gênio da matemática, rendeu a Robin Williams o Oscar por melhor ator coadjuvante, no papel do terapeuta Sean Maguire.
9. Flubber - Uma Invenção Desmiolada - 1997zoom_out_map
9/11
Na conhecida comédia, Williams é um brilhante mas distraído professor universitário que tenta aperfeiçoar uma subtância que descobriu por acaso em seu laboratório no porão.
10. Patch Adams - O Amor é Contagioso - 1998zoom_out_map
10/11
Robin Williams interpreta Hunter "Patch" Adams, que, após uma tentativa de suicídio, descobre o dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. O ator foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
No filme, que foi dirigido por Steven Spielberg a partir de um projeto de Stanley Kubrick, Robin Williams dubla a voz do supercomputador holográfico Dr. Saber ("Dr. Know").