São Paulo - Um ano nunca é igual ao outro: o tempo passa e o design se transforma com a influência de novas culturas e inovações tecnológicas. É fácil apontar as tendências de hoje, mas o que será que estava em voga na década em que você nasceu? Confira:
O design da década de 20 se transformou até o ápice do Art Déco, em 1929. A geometria e linhas retas estilizadas dominavam o décor, como nessa cena do filme Donzelas de Hoje, estrelado por Joan Crawford.
Curioso mesmo é que este ambiente, de 1936, não parece tão distante assim do décor de 2016. A tendência eram as combinações moderninhas, com detalhes curvos e foco em conforto.
Gosta de estampas floridas e babados? Se você é de 1944, isso era tudo o que se via nas casas! As madeiras escuras eram preferidas às claras no mobiliário.
Nos anos 1960, novas configurações de mobiliário apareciam com mais frequência: um bom exemplo é o sofá-balanço da foto. As cores fortes, chamativas, também estavam com tudo.
A década de 70 teve seus destaques: grandes padrões geométricos, animal prints... Mas nota-se também o retorno do Art Déco, como nessa sala de Manhattan com lareira espelhada e várias estampas.
Impossível pensar nos anos 90 e não lembrar da série Friends. O jeito misturado, bem eclético, do décor do apartamento da personagem Monica inspirou a aparência de várias moradas dentro e fora dos Estados Unidos.
Chegamos aos anos 2000! A década é muito representada pela mistura de vermelho e madeira de bordo. A influência da TV no interior das casas continua, à exemplo deste espaço sofisticado da série Will & Grace.