Tite: "essa responsabilidade não pode ser um peso nas costas, simplesmente tem que ser entendida e respeitada de forma natural" (Toshifumi Kitamura/AFP)
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 11h10.
Toyota - O treinador do Corinthians, Tite, afirmou nesta terça-feira que sua equipe tem uma responsabilidade grande com seus torcedores na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, que a equipe paulista jogará na quarta-feira em Toyota contra o clube egípcio Al Ahly.
"O jogo é uma grande responsabilidade. Falamos com os jogadores da importância desse momento para todos nós. Temos que retribuir o carinho dos torcedores fazendo uma grande partida", afirmou o técnico em coletiva de imprensa.
"Temos uma responsabilidade com os torcedores e temos consciência disso, de que podemos deixar mais de 35 milhões de pessoas felizes. Sabemos a história do torcedor corinthiano. Essa responsabilidade não pode ser um peso nas costas, simplesmente tem que ser entendida e respeitada de forma natural", disse.
O Corinthians busca seu segundo título mundial de clubes, depois de ter vencido em 2000.
Se vencer a semifinal, o time poderá enfrentar o Chelsea da Inglaterra, que enfrenta o mexicano Monterrey na quinta-feira em Yokohoma.
"Estamos treinando com intensidade e concentração para mostrar a verdadeira cara do Corinthians e a partir disso, buscar a vitória", explicou Tite.
"Para vencer será determinante um equilíbrio entre quatro fatores: físico, técnico, tático e emocional", completou.
Tite insistiu não querer falar de favoritismo do Corinthians na partida com o Al Ahly.
"Poderíamos falar de favoritismo se fosse um campeonato de liga, de 10 jogos, mas como é jogo eliminatório, a responsabilidade é maior. Existem mais dificuldades quando se joga uma partida só. A consistência da equipe vai ser determinante contra o Al Ahly", afirmou o treinador.
Tite indicou que o Corinthians deve pensar em se defender para não ser surpreendido pelos egípcios.
"Também é preciso aprender a se defender. A característica das equipes vitoriosas é o equilíbrio entre defesa e ataque. Com esse equilíbrio, a possibilidade de vencer é maior", explicou.
O treinador da equipe paulista explicou que espera que sua equipe possa mostrar em campo todo o trabalho realizado em preparação para o Mundial de Clubes.
"Trabalhamos muito para chegar a este momento e queremos merecer a vitória. Temos o direito de sonhar. Se nosso trabalho puder ser visto durante o jogo, seremos merecedores da vitória. Não podemos ficar ansiosos, temos que jogar de maneira natural", avisou o técnico.