São Paulo – Sem se preocupar com o preço, alguns ricaços não hesitam em adquirir alguns brinquedinhos de dar inveja a muitos adultos. Em nome do luxo, da diversão ou da exclusividade, eles gastam milhares e até milhões de dólares em carros, aviões, iates e outras peças não menos vistosas. Tudo isso, sem sequer abalar suas contas bancárias. Confira a seguir algumas extravagantes aquisições de bilionários espalhados pelo mundo.
Construído pelos estaleiros alemães Blohm & Voss, de Hamburgo, o “Eclipse” não é apenas um iate. É o maior iate pessoal do mundo e pertence ao magnata russo Roman Abramovich. Com valor estimado em mais de 1 bilhão de dólares, a embarcação tem 24 cabines para hóspedes, duas piscinas, dois helipontos, várias banheiras de hidromassagem, uma pista de dança, e, ainda, três lanchas e um mini-submarino. Para evitar curiosos, paparazzi ou ameaças mais graves, o Eclipse tem também equipamento de detecção de invasores, sistema antimíssil, janelas à prova de balas e lasers que rastreiam os arredores e, quando detectam fotógrafos, lançam uma luz direta para a câmera que impede a captura da imagem. Para administrar tudo isso, o iate conta com 70 funcionários.
3. 10 Aston Martin One-77 supostamente comprados por sultão de Bruneizoom_out_map
3/4(Getty Images)
Um carro Aston Martin One-77 não foi suficiente para um bilionário misterioso, que, em 2010, comprou nada menos do que 10 unidades da máquina. O valor total ficou em 24 milhões de dólares e o comprador exigiu que cada carro tivesse uma cor diferente, escolhida por ele, e o acabamento interno personalizado. Apesar de a empresa ter mantido em sigilo o nome do felizardo, especula-se que o responsável pela compra que representa 13% da produção da companhia seja o sultão de Brunei Hassanal Bolkiah. A desconfiança tem fundamento. O multibilionário tem uma coleção de mais de 7.000 carros, incluindo cerca de 600 Rolls-Royces, 450 Ferraris, 570 Mercedes e muitas outras marcas de cair o queixo.
Apesar de ser um assunto delicado, um bilionário russo não identificado fez de tudo para encontrar e comprar uma Mercedes que pertenceu ao genocida Adolf Hitler. O modelo 770K azul escuro, semelhante à foto ao lado, foi fabricado em 1935 e usado muitas vezes nas revistas das tropas nazistas. O fornecedor de carros antigos Michael Froelich encontrou a relíquia em uma garagem de um colecionador de carros na Alemanha. Antes, o carro já havia passado por um museu em Las Vegas. Pesando cinco toneladas, o automóvel é todo blindado e tem uma carroceria com chapas de aço de 18 milímetros e janelas de quatro centímetros de espessura. O valor é estimado em até 15 milhões de dólares.
O segmento de prédios com assinatura de grifes está em ascensão. No início de 2024, havia pelo menos 324 projetos em andamento, somando cerca de 26 mil unidades residenciais em 52 países