Casual

Conheça o azeite gaúcho com 71 prêmios em cinco continentes

Com 71 prêmios, 65 destes foram conquistados em premiações internacionais e nacionais apenas com a safra 2023

Azeites de Oliva extravirgens premiados da Estância das Oliveiras. (Divulgação/Divulgação)

Azeites de Oliva extravirgens premiados da Estância das Oliveiras. (Divulgação/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 10 de outubro de 2023 às 13h23.

Última atualização em 10 de outubro de 2023 às 16h49.

Ingrediente presente em diversos preparos, o azeite ganhou protagonismo na cozinha com diversas premiações, principalmente para os azeites brasileiros. Desta vez, a marca Estância das Oliveiras, localizada em Viamão, no Rio Grande do Sul, celebra um feito histórico ao se tornar a primeira produtora de azeite brasileiro a conquistar prêmios em cinco continentes.

Com 71 prêmios, 65 destes foram conquistados em premiações internacionais e nacionais apenas com a safra 2023. Uma das principais premiações aconteceu durante o Concurso Mundial TerraOlivo de Israel, em que a empresa foi a única marca de azeites na história da premiação a ser eleita por dois anos consecutivos nas categorias Melhor Azeite do Brasil e entre os dez melhores azeites do mundo.

Já o mais recente reconhecimento aconteceu durante o Australian International Olive Awards em outubro. Os azeites Frantoio e Los Dos ganharam respectivamente as medalhas de ouro e prata.

A produção começou há 18 anos, com a plantação de oliveiras por Lucídio Goelzer, mas os primeiros frutos apareceram após 10 anos. Ainda que houvesse o desejo de comercialiar os azeites, a produção inicial foi destinada para a família e os amigos.

Em 2018, Goelzer iniciou a produção comercial com a Marca Estância das Oliveiras. No ano passado, a empresa produziu 4.100 litros de azeite e neste ano, foram produzidos mais de 9 mil litros.

Atualmente, há mais de cinco mil oliveiras plantadas e todo o processo de produção acontece na propriedade, com colheita feita de forma artesanal e manual.

São sete rótulos feitos com as variedades koroneiki, frantoio, arbequina e coratina.

A agroindústria também realiza olivoturismo, com passeios em meio aos olivais, degustação dos azeites e experiências gastronômicas harmonizadas com o azeite de oliva.

“Os principais produtores mundiais de azeites enviam seus melhores produtos para estas premiações, o que eleva a régua da disputa e aumenta a dificuldade em se obter prêmios, fazendo com que os reconhecimentos sejam ainda mais especiais. Nossa agro-indústria brasileira reafirma seu compromisso com a excelência na produção de azeite de oliva e coloca o Brasil no mapa global como um produtor de azeite de classe mundial. Os consumidores podem esperar a mesma qualidade excepcional que conquistou jurados de competições em todo o mundo ao escolherem os azeites da Estância das Oliveiras”, diz Goelzer.

Os valores dos rótulos variam em média de R$ 75 (Blend Exclusivo embalagem de vidro) a R$ 160 (Signature embalagem Cerâmica Preta).

Confira os prêmios

Europa

- London International Olive Oil Competition (Londres). Seis medalhas, sendo uma medalha platinum, 4 medalhas de ouro e 1 de prata.

- Athenas International Olive Oil Competition (Grécia). Seis medalhas, sendo uma medalha duplo ouro, 4 ouros e 1 prata e ainda o melhor da categoria.

- International Olive Oil Contest Italy (EVO iOOC) (Itália). Sete medalhas, sendo 6 ouros e 1 prata.

América do Norte

- New York IOOC World Olive Oil Competition (Nova York). Seis medalhas de ouro.

América do Sul

- Brazil International Olive Oil Competition iOOC (Brasil) Medalha de ouro e Best Design para a garrafa de cerâmica.

- Selo Premium Ibraoliva e Governo do RS. Todos os sete azeites produzidos na Estância conquistaram o Selo de Qualidade Produto Premium Origem e Qualidade do Governo do Estado.

- Olivinus – International Extra Virgin Olive Oil Competition (Argentina). Sete medalhas, sendo 6 medalhas de Gran Prestige Oro e uma Prestige Oro.

Ásia

- TerraOlivo iOOC, de Israel. Sete medalhas, sendo 5 medalhas Grand Prestige Gold (acima da medalha de ouro) e 2 medalhas Prestige Gold. A marca foi também a primeira a ser eleita por dois anos consecutivos como o melhor azeite do Brasil e entre os 10 melhores do mundo.

- Olive Japan (Japão); Seis medalhas, sendo 3 medalhas de ouro e 3 de prata.

África

- Global Olive International Olive Competition (GIOOC) África-Ásia. Cinco medalhas, sendo 4 medalhas de ouro e 1 de prata.

Oceania

- Australian International Olive Awards (Austrália). Com uma medalha de ouro e outra de prata.

Acompanhe tudo sobre:Azeites

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking