O casamento do príncipe Harry com a americana Meghan Markle será realizado no dia 19 de maio (Chris Jackson/Chris Jackson/Getty Images)
AFP
Publicado em 16 de maio de 2018 às 10h21.
Última atualização em 16 de maio de 2018 às 11h02.
O casamento do príncipe Harry e da ex-atriz americana Meghan Markle, em 19 de maio, será celebrado com a precisão de um relógio suíço, como é tradição na família real inglesa.
À cerimônia nupcial se seguirá um passeio em carruagem dos recém-casados, uma recepção com almoço oferecida pela rainha Elizabeth II e uma festa à noite, organizada pelo pai do noivo, o príncipe Carlos.
Confira os detalhes do programa do dia, confirmados até o momento pelo Palácio Kensington:
-- 09H00 locais (05H00 Brasília): 2.640 membros do público começam a entrar no recinto do castelo de Windsor, distante uma hora a oeste de Londres. Entre eles, estarão jovens que demonstraram liderança em suas áreas de atuação, membros de organizações beneficentes, estudantes de escolas locais e pessoal da Casa Real.
-- 09H30 locais (05H30 de Brasília): os convidados à cerimônia na igreja de São Jorge começam a ocupar seus lugares. Chegam em carruagem até a Torre Redonda (Round Tower) do castelo e caminham até a porta sul da igreja.
-- 11H00 locais (07H00 de Brasília): chegam à igreja os últimos convidados não pertencentes à família real.
-- 11H20 locais (07H20 de Brasília): os membros da família real começam a chegar de carro ou a pé. Entram na capela pela porta Galileia, na face sul, a única porta remanescente da igreja original do século XIII.
O príncipe Harry e seu padrinho, seu irmão mais velho, William, chegam à escadaria oeste da igreja, provavelmente a pé.
Será então que Markle e sua mãe, Doria Ragland deixarão o local onde passaram a noite e seguirão de carro para a igreja.
As damas de honra se unirão a elas antes de entrar na igreja, também pela escadaria oeste.
-- 12H00 locais (08H00 de Brasília): começa a cerimônia. O deão de Windsor, David Conner, celebrará o casamento ao lado do líder máximo da Igreja Anglicana nos Estados Unidos, o bispo presidente Michael Bruce Curry, que pronunciará a homília. Justin Welby, arcebispo de Canterbury, tomará os votos matrimoniais.
Os três irmãos da falecida princesa Diana, mãe de Harry, assistirão ao casamento. Sua irmã, Lady Jane Fellowes, fará uma leitura.
-- 13H00 locais (09h00 de Brasília): os recém-casados deixarão a igreja pela escadaria oeste.
Os membros da família os saudarão das escadarias, quando partirem para o passeio em carruagem por Windsor por aproximadamente 25 minutos.
O trajeto será pela rua principal da cidade e a avenida arborizada que leva ao castelo de Windsor, onde terminará.
A carruagem escolhida é a Ascot Landau e será escoltada pelo Regimento montado de cavalaria (Household Cavalry Mounted Regiment). Quatro cavalos cinza, como é a tradição da família real britânica, vão puxar a carruagem.
Se fizer mau tempo, a carruagem escolhida será a 1830 Scottish, que tem janelas maiores e painéis transparentes no teto.
-- Almoço: recepção oferecida por Elizabeth II ao casal e para 600 convidados do casamento no Salão São Jorge do castelo.
Em seguida, os recém-casados e membros da família real posarão para as fotos oficiais, que serão tiradas por Alexi Lubomirski.
--Noite: o pai de Harry, príncipe Charles, organiza uma festa privada para 200 amigos e familiares na Mansão Frogmore.