Casual

Confira fatos interessantes sobre o Oscar 2012

"O Artista" é o 10º filme predominantemente em preto e branco a ser indicado para o prêmio desde 1967, quando a categoria "preto e branco" foi eliminada

Neste ano, Meryl Streep aumenta sua vantagem na liderança como a artista indicada mais vezes na história do Oscar (Divulgação)

Neste ano, Meryl Streep aumenta sua vantagem na liderança como a artista indicada mais vezes na história do Oscar (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 10h03.

Saiba de alguns fatos interessantes e curiosos sobre o Oscar 2012, que será entregue no próximo domingo.

- Meryl Streep neste ano aumenta sua vantagem na liderança como a artista indicada mais vezes na história do Oscar, pela 17ª vez, por seu papel como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher no filme "A Dama de Ferro".

- Billy Crystal será o anfitrião da festa do Oscar neste ano pela nona vez, depois que o ator Eddie Murphy desistiu de apresentar o prêmio no último minuto em meio a uma polêmica por piadas sobre gays feitas por um produtor, que também não está mais envolvido na festa. Bob Hope apresentou o prêmio mais vezes, 11 delas sozinho e 7 com parceiros.

- O músico John Williams tem agora um total de 47 indicações, incluindo duas neste ano. Ele ocupa a segunda posição, atrás apenas de Walt Disney, como o indivíduo mais indicado na história do Oscar. Entre as pessoas vivas, Woody Allen, que já recebeu indicações 23 vezes, incluindo duas neste ano, está na segunda posição, atrás de Williams.

- O filme iraniano "A Separação" é a primeira produção com roteiro escrito em farsi que recebe uma indicação nesta categoria.

- O Kodak Theatre, casa da cerimônia do Oscar na última década, não é mais chamado desta forma, depois que a emblemática empresa de fotografias foi colocada sob a lei americana de concordatas, deixando de ser patrocinadora da festa a pouco mais de uma semana da festa. A Academia neste ano começou a se referir ao local como o Hollywood and Highland Center, o complexo de compras e entretenimento que inclui o antigo Kodak Theatre. Não se sabe quando o letreiro que faz alusão à Kodak será retirado.

- O diretor alemão Wim Wender, indicado ao Oscar por seu filme "Pina", que apresenta o trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, é o primeiro indicado na categoria documentário com um filme em 3D.

- "O Artista" é o 10º filme predominantemente em preto e branco a ser indicado para o prêmio desde 1967, quando a categoria "preto e branco" foi eliminada. Os indicados anteriormente são: "A Sangue Frio" (1967), "A Última Sessão de Cinema" (1971), "Lenny" (1974), "Touro Indomável" (1981), "Zelig" (1983), "A Lista de Schindler" (1993), "O homem que não estava lá" (2001), "Boa noite e Boa Sorte" (2005) e "A fita branca" (2009).

- George Clooney é, pela segunda vez, indicado em duas categorias diferentes por dois filmes distintos no mesmo ano. Nesta ocasião, concorre pelas categorias de melhor ator por "Os Descendentes" e de melhor roteiro adaptado por "Tudo pelo Poder". Em 2005 ele ganhou a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Syriana" e foi indicado a melhor roteiro original por "Boa Noite e Boa Sorte".

- Woody Allen, com suas indicações a melhor diretor e roteiro por "Meia Noite em Paris", ultrapassa Billy Wilder ao ser indicado sete vezes duplamente por direção e roteiro no mesmo filme.

- Pela primeira vez na história do Oscar, nove produções são indicadas na categoria Melhor Filme. Nos últimos dois anos, o número de obras nesta categoria subiu de cinco para dez, em teoria para aumentar a gama de filmes que podem ser selecionados, mas as regras mudaram no último ano para uma fórmula complicada que resulta em 5 a 10 filmes escolhidos.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoCinemaFilmesOscar

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis