Casual

Compositor Johann Sebastian Bach é homenageado pelo Google

Pela primeira vez, doodle da marca foi feito usando Inteligência Artificial e machine learning

Doodle Sebastian Bach (Google/Divulgação)

Doodle Sebastian Bach (Google/Divulgação)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 21 de março de 2019 às 11h09.

Última atualização em 21 de março de 2019 às 11h11.

São Paulo — Nesta quinta-feira, (21), o Google homenageia os 334 anos do compositor alemão Johann Sebastian Bach. O doodle da página inicial do site de pesquisas, além de ser uma versão "fofa" de Bach, é interativo. Ao clicar no "play" ao lado da figura do compositor, o internauta é direcionado para uma espécie de jogo, no qual se pode inventar uma canção. Por alguns segundos, qualquer um pode compôr uma melodia no maior estilo de Bach.

Além disso, o jogo permite que o usuário faça o download da canção que produziu ou que a compartilhe nas redes sociais.

 

 

Doodle Sebastian Bach

Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685, no Sacro Império Romano-Germânico, a atual Alemanha. Quando tinha dez anos, seu pai faleceu e o futuro compositor foi deixado aos cuidados do irmão mais velho, que era músico.

O legado de Bach está presente em suas composições e no fato de ele ter sido um organista excepcional. De acordo com o catálogo Bach-Werke-Verzeichnis (BWV), que é o sistema de numeração usado para identificar as obras de Bach, o alemão assinou mais de mil composições ao longo de sua vida.

yt thumbnail

A Inteligência Artificial por trás do doodle

Pela primeira vez na história dos doodles, o Google usou a  Inteligência Artificial (IA). Todo o jogo de criar uma canção que é harmonizada com as características musicais de Bach foi baseado nos conceitos de machine learning (que nada mais é do que o aprendizado da máquina, na qual o computador é ensinado a encontrar respostas próprias depois de ser exposto a diversos exemplos, sites como o Vagas.com, por exemplo, fazem uso do machine learning para fazer o "match" entre candidatos e vagas).

Para conseguir harmonizar as melodias dos usuários com precisão, a IA analisou 306 composições de Bach.

O doodle foi desenvolvido pela equipe de Anna Huang, que trabalha no projeto Magenta, que se trata de uma pesquisa que busca explorar o papel da Inteligência Artificial e do machine learning no processo de criação de arte e música.

Depois do desenvolvimento do algoritmo, engenheiros do Google Pair (braço da marca que pesquisa como a IA afeta as interações humanas), usaram uma plataforma de computação em nuvem voltada para a tecnologia do aprendizado de máquina para finalizar o doodle como os internautas veem ao entrar no site.

 

Acompanhe tudo sobre:DoodleGoogleInteligência artificial

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'