Casual

Como funciona a competição que elege o melhor bartender do Brasil

World Class Competition, um dos principais concursos de coqueletaria no mundo, descobriu Kennedy Nascimento e Bianca Lima

Bianca Lima se formou no projeto Learning For Life, para pessoas em vulneabilidade social, e venceu a competição ano passado (Felipe Gaieski/Divulgação)

Bianca Lima se formou no projeto Learning For Life, para pessoas em vulneabilidade social, e venceu a competição ano passado (Felipe Gaieski/Divulgação)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 20 de junho de 2022 às 12h29.

A World Class Competition é considerada uma das principais competições de coqueletaria do mundo – com a revelação de talentos como Kennedy Nascimento, vencedor da edição brasileira em 2015. E, neste ano, a decisão entre os 12 finalistas será terça-feira, 21, durante a Bar Convent, feira de bares e bebidas premium realizada em São Paulo. Para conquistar o prêmio, os competidores devem criar dois drinks autorais utilizando o whisky Johnnie Walker e o gim Tanqueray Nº Ten.

VEJA TAMBÉM

Quem avaliará os mixologistas será o próprio time de embaixadores de rótulos Diageo: que, além de Kennedy Nascimento, tem Talita Simões, Jessica Sanchez e André Bueno. No desafio final, deverá ser elaborada uma receita inspirada na cidade natal e outra que remeta a um lugar que os competidores gostariam de visitar; depois, os quatro melhor-avaliados se enfrentam no Speed Challenge, com seis coquetéis feitos em seis minutos com destilados Reserve, como a vodka Ketel One.

Essa seletiva começou com 257 bartenders de 19 estados brasileiros – que se inscreveram ainda em outubro de 2021. Depois de participarem de sessões no World Class Studios, plataforma educacional da Diageo (e colocarem em prática o que aprenderam), foram selecionados apenas 87 profissionais para disputarem a primeira etapa classificatória. E o vencedor da etapa brasileira disputará a edição internacional, que será realizada de 10 a 15 de setembro em Sidney, na Austrália.

“O World Class Competition é um concurso para ir além dos melhores coquetéis. Ele é pensado para valorizar o bartender, seus conhecimentos e técnicas. É reconhecer e desenvolver esta profissão”, diz Manoela Mendes, diretora do portfólio Reserve da Diageo. “Queremos que o bartender tenha tanto prestígio quanto um chef de cozinha, por exemplo”, completa a executiva.

Nesta edição, os finalistas que disputarão como melhor bartender são: Alisson Oliveira (Caledonia Whisky & Co); Ariel Todeschini (Royalty Café); Bárbara Calheiras (Primo Pobre Bar); Gabriel Bueno (Astro Lab); Gustavo Guedes (Southside); Jonatan Reis (Cubo Bar); Karla Cardoso (Aquarius Marista); Marco Ruiz Junior (Amiiici); Michell Agues (Vian Ipanema); Nicola Bara (Restaurante Arataca); Rodolfo “Bob” Ferreira (Caledonia Whisky & Co); e Vinicius Oliveira (Santana Bar).

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:Bebidascomida-e-bebidabebidas-alcoolicasBares

Mais de Casual

Revo amplia mobilidade de luxo no interior paulista com novo lounge

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark

LVMH estuda vender participação de 50% da Fenty Beauty, marca de Rihanna