São necessários apenas cinco ingredientes para fazer um chocolate quente de barista. (Enrique Díaz/7cero/Getty Images)
Julia Storch
Publicado em 19 de maio de 2022 às 06h00.
Última atualização em 19 de maio de 2022 às 16h26.
Para um chocolate quente simples, apenas dois ingredientes são necessários: leite e chocolate em pó. Porém, para deixar a bebida cremosa e densa, é preciso de alguns itens extras e um tempinho a mais na cozinha. Mas nada que complique a receita. Com a chegada da frente fria, Casual perguntou ao barista Haroldo Monteiro, sócio proprietário do Red Coffee o que é essencial para fazer o chocolate quente perfeito em casa.
Como deixar o chocolate quente cremoso?
Não é necessário utilizar amido, basta acrescentar uma gordura que é mais palatável como o creme de leite, e que não irá alterar o sabor como o amido faz. O ideal é utilizar leite integral de boa qualidade, mas também é possível fazer com bebidas lácteas vegetais como de aveia, amêndoa ou arroz.
Qual tipo de chocolate usar?
Para ficar menos doce, o ideal é usar chocolate acima de 70% (em pó para facilitar a mistura).
Como misturar o ingredientes?
O ideal é bater no liquidificador ou mixer para dar mais corpo. Assim você consegue homogeneizar a gordura do leite com as proteínas.
Receita de Chocolate Quente pelo barista Haroldo Monteiro:
240ml leite integral ou de aveia
4 colheres de sopa de creme de leite fresco ou de caixinha
2 colheres sopa de cacau em pó 70% ou Dois Frades
1 pitada de canela em pó
Mel para adoçar
Bater todos os ingredientes no liquidificador para homogeneizar. Depois levar ao fogo mexendo bem até engrossar. Se preferir um leite cremoso, aquela famosa espuminha de leite você pode utilizar um mixer. Basta aquecer o leite e mexer até criar espuma, ou então utilizar um pote de vidro com tampa e chacoalhar. Finalizar com cacau em pó ou canela.
Para transformar o chocolate quente em um choconhaque basta adicionar 50ml de conhaque (ou Marula) no final.