Decoração: como combinar sofás e poltronas (Viva Decora/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 26 de outubro de 2019 às 06h00.
Última atualização em 26 de outubro de 2019 às 06h00.
Quando se pensa em mobiliar uma sala de casa nova, logo vêm à cabeça alguns itens indispensáveis, como o conjunto de estofados.
Sofá e poltrona são peças mobiliárias muito procuradas por aqueles que estão decorando ou reformando um imóvel.
Mas nem todo mundo que chega às lojas sabe o que comprar. Não é mesmo fácil saber combinar duas coisas assim tão diferentes num mesmo cenário.
Antes de fazer suas escolhas, resolva as seguintes questões. Qual o estilo predominante em sua casa? Como você quer montar o layout da sala? Quantas pessoas vão frequentar o ambiente? Saiba que as respostas dadas a estas perguntas é que definirão a sua compra.
Se tudo der certo, o resultado deve te surpreender. Não tenha medo de ousar. Seja criativo e brinque com todos os contrastes interessantes que esta dupla pode oferecer.
A indústria moveleira está cada vez mais revolucionando o mercado. Todo ano aparecem nas lojas mais e mais novidades.
Algumas são verdadeiramente surpreendentes e visam não só agradar os olhos, mas também facilitar a rotina das pessoas. E este ponto inclui, por exemplo, peças como sofás e poltronas.
A escolha do conjunto de estofados é complexa. Sofás são peças que costumam ser grandes e ocupar um espaço considerável no layout das salas. De acordo com as necessidades, você pode preferir ter uma peça simples ou duas – de dois e três lugares. Também há os modelos que podem reclinar o encosto e expandir os assentos ou mesmo virar uma cama. E alguns podem vir acompanhados de pufes e almofadas.
Então, embora possam existir muitos modelos de sofás a venda no mercado, com designs bem diferentes, suas alternativas são mais neutras.
Já as poltronas têm mais capacidade de transformar o visual dos ambientes. Estas peças são menores e servem, inclusive, de complemento para o próprio jogo de sofás.
Os decoradores costumam utilizar as poltronas de diversas formas em propostas para salas de estar e de TV.
Estes móveis podem apresentar um formato, cor ou textura que a deixem em primeiro plano nos cenários. Ou pode ser o inverso, serem apenas um ponto de apoio, deixando o destaque para outros elementos ao redor.
De todo modo, mesmo que a prioridade seja o sofá, as poltronas também têm muita importância visual.
Para ambientação de salas pequenas, pode ser que fique mais complicado encaixar duas peças assim, de designs tão marcantes, como é o caso do sofá e da poltrona.
Pensando nisso, algumas empresas passaram a oferecer pares para formar conjuntos compactos. Neste caso, é comum tais itens virem com a mesma densidade e forração – entre outros detalhes iguais.
Embora não pareça, é possível, sim, fazer uma composição muito bonita de sofá e poltrona, com traços e cores semelhantes. Móveis assim, coordenados, são uma solução clássica e que nunca sai de moda, capaz de criar espaços mais harmoniosos e sofisticados.
Contudo, quem quiser ousar mais deve procurar alternativa. Não é tarefa fácil, mas é viável obter unidade com peças distintas também.
Esta é a melhor opção para quem não tem medo de expor sua personalidade, para quem é eclético e quer apostar em elementos diferentes para a decoração de casa.
Numa mesma sala de estar, podem-se colocar itens de diversas épocas, estilos, formatos e materialidades diferentes. O problema está em conseguir obter harmonia visual. O segredo é em encontrar algo que una-os numa mesma linguagem.
Uma solução para conseguir combinar sofás e poltronas de designs desiguais é trabalhar com uma paleta de cores. Esta pode ser a característica em comum entre as peças. É melhor não exagerar para que o ambiente não fique poluído.
Contudo, é possível trabalhar com algumas tonalidades mais escuras e claras também. Com isto, o projetista consegue brincar com a autoridade dos objetos e gerar pontos focais para sua obra.
O que deve ficar em primeiro plano? Sofá ou a poltrona? Claro que o sofá sempre será um destaque devido ao seu tamanho.
Mas a poltrona pode roubar a cena, sobretudo se sua arte for especial, uma peça assinada por um artista renomado. Um exemplo é quando os arquitetos se valem de poltronas como a ‘Mole’, de Sérgio Rodrigues, ou a ‘Alta’, de Oscar Niemeyer, para valorizar os seus projetos de decoração.
Provocar estes contrastes nos interiores não só é aceitável como recomendado pelos designers. Assim, obtém-se um cenário mais interessante.
Uma combinação que é aparentemente não coordenada, mas mais bonita e que tem tudo a ver com as propostas contemporâneas. Siga ou fuja do tradicional, a decisão é sua. Tome as imagens deste texto como fonte de inspiração de como combinar sofá e poltrona.
Essas de como combinar o sofá e a poltrona na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.