Visitantes tiram foto em frente a painel da DC na abertura da feira Comic-Con, em San Diego, na Califórnia ( Ethan Miller/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2013 às 07h28.
San Diego - A cidade de San Diego, na California (EUA), se transforma na capital do entretenimento desta quinta-feira até o próximo domingo por causa de mais uma edição da Feira Comic-Con, evento no qual Hollywood adianta algumas de suas estreias mais esperadas, como "Ender"s Game - O Jogo do Exterminador", com a presença de Harrison Ford.
Imortalizado na figura do personagem Indiana Jones, o ator falou sobre seu retorno à ficção científica e, concretamente, às galáxias, após ter participado dos filmes originais da saga "Guerra nas Estrelas", onde encarnou a Han Solo.
"Acho que meu personagem em "Ender"s Game" é mais complexo que Han Solo. Não acho que seja uma referência certa comparar ambos os papéis, embora não queira dizer que me arrependa de Han", declarou o intérprete com sua habitual malícia.
"Trata-se de alguém que recruta jovens e enfrenta dilemas morais, já que os emprega como armamento de guerra. A fita fala de responsabilidades sociais e estou encantado de fazer parte de um projeto maravilhoso e repleto de gente com talento", acrescentou.
O longa, dirigido por Gavin Hood, é coprotagonizado por Asa Butterfield, Hailee Steinfeld, Ben Kingsley, Viola Davis e Abigail Breslin.
A história se ambienta em um futuro no qual a Terra foi atacada por uma raça alienígena, enquanto um grupo militar, o mesmo que impediu essa invasão, se prepara para treinar novos soldados com o objetivo de resistir a novos ataques.
"Acho que a emoção do filme está em seu realismo. Tratamos problemas de nosso dia a dia, como a capacidade tecnológica com a qual dispomos e o uso de sangue jovem nas guerras. É algo que foi assim na História e em todas as culturas. E nos faz bem sentar e pensar sobre isso", defendeu Ford.
Essa foi a grande atração do estúdio Summit Entertainment, que também introduziu outra proposta do gênero fantástico: "Divergent", um thriller de ação futurista que apresenta uma sociedade dividida em cinco facções e se baseia no livro homônimo de Veronica Roth.
"A premissa de "Divergent" é muito interessante. Trata-se de escolhas de vida. De como os personagens vivem o que querem e buscam a ser as pessoas que desejam", declarou a protagonista Shailene Woodley na coletiva realizada em um dos hotéis próximos ao porto de San Diego, reconvertido em um enorme parque temático repleto de enormes cartazes publicitários.
Pelas ruas desfilam personagens de "Senhor dos Anéis", "Guerra nas Estrelas", "X-Men" e "The Avengers - Os Vingadores", assim como versões muito peculiares de "Superman", "Batman", "Homem-Aranha", "Harry Potter" e "Crespúsculo".
"Encanta-me vir aqui. É o sexto ano seguido que venho", afirmou à Agência Efe Jean Gómez, uma jovem modelo de San Diego disfarçada como Dark Mary Marvel, personagem da DC Comics, que provocava diversos suspiros pelos corredores do Centro de Convenções de San Diego, onde ocorre a feira.
"Vale a pena. Especialmente para assistir os painéis onde se apresentam algumas prévias das estreias tão esperadas. E poder falar com calma com meus artistas preferidos é algo incrível", declarou Amanda, uma moradora de Los Angeles que foi fantasiada de Dark Phoenix, a heroína dos X-Men.
"Não há nada melhor do que fazer novos amigos e conhecer pessoas com as quais compartilha tantas paixões. É meu sétimo ano na feira e a cada ano venho com uma nova fantasia. Há algumas verdadeiramente incríveis", concluiu a jovem.