Entrada da Comic-Con: muitos participantes do evento recebem com satisfação o apelido de geeks ou nerds (Jerod Harris/Getty Images/AFP)
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2012 às 13h42.
Los Angeles - Os fãs dos mais variados gênero invadem nesta quinta-feira San Diego para participar na convenção anual Comic-Con de cultura pop, com destaques que incluem os muito aguardados filmes "Hobbit" e a última parte da saga "Crepúsculo", em uma verdadeira festa nerd que vai durar quatro dias.
Cerca de 130 mil fãs de histórias em quadrinhos, filmes e séries de televisão - muitos fantasiados com as roupas de seus ídolos - se reúnem em massa no Centro de Convenções de San Diego para ao 43º Comic-Con International, que deixou de ser o encontro dos aficionados por quadrinhos e games para ser uma grande exposição das últimas tendência de Hollywood.
Artistas como Arnold Schwarzenegger - que volta ao cinema depois de ter abandonado a política em "Os mercenários 2" -, Robert Downey Jr ("Homem de Ferro 3"), Jodie Foster e Matt Damon poderão ser vistos circulando ou participando das dezenas de painéis que discutem as atuais e novas produções na tv e no cinema.
Os fãs da saga adolescente de vampiros "Crepúsculo" poderão ver Robert Pattinson e Kristen Stewart, que estarão na cidade promovendo a última parte da quadrilogia, "Amanhecer - Parte 2", que estreia em novembro.
Como sinal da idolatria gerada pelo filme, os fãs fazem fila desde o último fim de semana para assistir ao painel "Twilight" ("Crepúsculo"), que ocorre nesta quinta-feira.
Um fã faleceu quando atravessava a rua na terça-feira, desencadeando uma onda de tristeza no Twitter.
Outro grande acontecimento do Comic-Con 2012 será a projeção de cenas do "prequel" (a história que acontece antes do filme original) da trilogia "O Senhor dos Anéis", intitulado "The Hobbit: An Unexpected Journey", do diretor Peter Jackson, cuja estreia está prevista para dezembro.
A expectativa é particularmente grande porque algumas cenas do filme, produzido no formato de 48 frames por segundo (fps), geraram reações diversas quando foram apresentadas em Las Vegas, em abril.
Em uma entrevista ao jornal Los Angeles Times publicada na quarta-feira, o diretor Jackson afirmou que projetará as cenas na Comic-Con no formato tradicional de 24 fps.
"Com nossa apresentação de 48 fps, a imprensa citou os blogueiros negativos", disse.
"Decidi projetar o 'Hobbit' na Comic-Con em 2-D e em 24 fps, para que o foco fique firme no conteúdo, e não nas questões técnicas. Se as pessoas quiserem 3-D e 48 fps, a escolha estará disponível para elas em dezembro", acrescentou.
Hollywood, que fica a duas horas pela costa de San Diego, não teve sempre um papel tão importante no Comic-Con até esta edição.
"Hollywood não estava tão envolvido no início como quando está agora", afirmou David Glanzer, o chefe de marketing do festival. "Mas... Hollywood é um grande sócio e esperamos que eles aproveitem o Comic-Con tanto quanto nós apreciamos sua participação", acrescentou.
Os destaques da televisão também estarão em San Diego, e incluem a série de fantasia "Game of Thrones", uma nova temporada de "Glee", a última temporada de "Fringe" e a britânica "Dr. Who", que busca construir uma base de fãs nos Estados Unidos.
E os vídeogames também sempre têm um papel importante no Comic-Con. Dentre os que apresentarão novos produtos neste ano, estão "Assassin's Creed III," "Halo 4" e "Resident Evil."
Muitos participantes do Comic-Con recebem com satisfação o apelido de geeks, ou nerds, e haverá uma invasão de jovens homens vestidos de super-heróis ou de personagens medievais caminhando pelas ruas de San Diego nos próximos dias.
Mas um número crescente de mulheres também se junta à festa.
"Os dados demográficos permanecem na faixa masculina dos 16 a 34 anos. No entanto, vimos um aumento significativo da presença feminina ao longo dos anos. Atualmente, a proporção entre homens e mulheres é de aproximadamente 60/40%", explicou Glanzer.
E ele se recusou a prever qual será o grande destaque do festival.
"Quando sou perguntado sobre qual será o 'grande lance' da Comic-Con deste ano, sempre digo que temos que esperar até o fim do show. Há sempre previsões, mas são os fãs que vão nos avisar quando tudo estiver dito e feito", completou.