Casual

Com Fla-Flu, SBT derrota Globo e Jornal Nacional na audiência no Rio

Com exibição da partida entre Flamengo e Fluminense, o SBT registrou quase 30 pontos de audiência no Ibope no Rio de Janeiro, derrotando a Globo

Flamengo: equipe conquistou o título de campeão carioca em partida exibida pelo SBT (Ricardo Moraes/Reuters)

Flamengo: equipe conquistou o título de campeão carioca em partida exibida pelo SBT (Ricardo Moraes/Reuters)

Felipe Giacomelli

Felipe Giacomelli

Publicado em 16 de julho de 2020 às 13h02.

Última atualização em 16 de julho de 2020 às 21h23.

Com a transmissão do Fla-Flu, que decidiu o título do Campeonato Carioca de futebol, o SBT derrotou a Globo na audiência no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez desde 2015 que a emissora carioca foi vencida no horário das 21h. As informações são do UOL.

Segundo a reportagem do UOL, dados prévios da audiência indicaram que a liderança do SBT no Ibope aconteceu desde o começo do primeiro tempo do jogo. Nesse momento, o canal de Silvio Santos registrava 27 pontos no Rio — chegando a pico de 29 —, enquanto o Jornal Nacional tinha 25. O SBT se manteve na frente durante o segundo tempo da partida, quando concorreu contra a reprise da novela Fina Estampa.

Em São Paulo, onde o jogo também foi exibido pelo SBT, a Globo reverteu o resultado. De acordo com os números consolidados publicados pelo site Notícias da TV, especializado na audiência das emissoras, o jogo marcou 11,3 pontos de média na Grande São Paulo. Já o Jornal Nacional chegou a 29,3 pontos, enquanto Fina Estampa registrou 34,1.

Um ponto do Ibope equivale a 47.000 domicílios no Rio de Janeiro e a 75.000 domicílios em São Paulo.

 

O acordo entre SBT e Flamengo para a transmissão da partida decisiva do Campeonato Carioca aconteceu de última hora. Houve pressão de patrocinadores para que o time do técnico Jorge Jesus tivesse seu jogo exibido na TV aberta.

Até antes da pandemia, quem detinha os direitos de transmissão era a Globo. Mas no retorno do campeonato, em junho, o Flamengo exibiu online algumas de suas partidas em casa, amparado na Medida Provisória nº 984/2020, que dá ao clube mandante o direito de transmissão da partida, mesmo sem o consenso do visitante.

Essa decisão contrariou a rede Globo, que detinha o direito de exibir com exclusividade os jogos de todos os clubes do Carioca — com exceção daqueles que envolvessem o Flamengo. Como resposta, a emissora rescindiu o contrato com a competição. A solução dos times foi buscar a transmissão online, em seus canais oficiais no YouTube, mas a dimensão do jogo decisivo levantou novamente a importância da exposição na TV aberta. Foi aí que entrou o SBT.

Para a partida desta quarta, que consagrou o Flamengo como campeão de 2020, desde o início do dia o SBT falava do jogo em flashes na sua programação. Para a cobertura, a emissora trouxe de volta Teo José, que trabalhou por lá no início da carreira e hoje está na Fox Sports. Os ex-jogadores Carlos Alberto e Athirson foram os responsáveis pelos comentários.

Acompanhe tudo sobre:FlamengoFluminenseGloboIbopeRio de JaneiroSBT

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão