Casual

Com espetáculo circense, Sochi se despede dos Jogos

A organização usou do bom humor para brincar com o próprio erro: os anéis olímpicos foram formados por pessoas, que deixaram o quinto círculo fechado

Encerramento dos Jogos em Sochi: Após o ritual de entrega de medalhas, os atletas deram lugar a um espetáculo circense (Getty Images/Getty Images)

Encerramento dos Jogos em Sochi: Após o ritual de entrega de medalhas, os atletas deram lugar a um espetáculo circense (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2014 às 16h39.

Sochi - Os Jogos Olímpicos de Sochi terminaram de uma forma diferente neste domingo. Mesmo mantendo a tradição de dedicar a cerimônia de encerramento à passagem de bastão para a próxima sede, a Coreia do Sul, os russos surpreenderam o público do Estádio Olímpico de Fisht.

Seguindo a sugestão de um australiano que enviou uma carta anônima ao Comitê Olímpico Internacional (COI), as delegações entraram misturadas. Isadora Williams, patinadora que representou o Brasil na modalidade, foi a porta-bandeira do País, posto ocupado por Jaqueline Mourão na abertura.

A organização usou do bom humor para brincar com o próprio erro: os anéis olímpicos foram formados por pessoas, que deixaram o quinto círculo fechado, fazendo alusão à abertura dos Jogos, quando um dos anéis olímpicos não abriu.

A entrega das medalhas foi feita pelo alemão Thomas Bach, presidente do COI. Após o ritual, os atletas deram lugar a um espetáculo circense. Assim como o balé do país, o circo é uma arte tradicional no país. Na "passagem do bastão" olímpico, o público foi formalmente apresentado à Coreia do Sul, sede dos Jogos de 2018, com um show sobre os milênios de história do país.

No fim da cerimônia e dos discursos de Bach e Dmitriy Chernyshenko, presidente do comitê organizador de Sochi, a música "Adeus Moscou", tema de encerramento do jogos de verão em 1980, foi trilha sonora da despedida dos mascotes - a lebre, o leopardo e o urso polar, que chorou ao apagar a tocha olímpica, assim como o urso Misha, símbolo dos Jogos de 1980, em Moscou. Um show de fogos de artifício, como é de tradição, marcou o adeus de Sochi à competição.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaOlimpíadasOlimpíadas de InvernoRússia

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes