Casual

Degustação, wine safari e mais: 4 experiências de enoturismo que fazem do vinho a grande estrela

Conheça quatro experiências de viagem no Brasil, no Chile, na Argentina e em Portugal para degustar nas próximas férias

Trem do Pampa: passeio com degustação (Miolo Wine Group/Divulgação)

Trem do Pampa: passeio com degustação (Miolo Wine Group/Divulgação)

Publicado em 31 de março de 2025 às 06h04.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

Trem do Pampa

Na última década, a vinícola brasileira Almadén, uma das unidades do Miolo Wine Group, passou por uma grande transformação, que incluiu a inauguração de um complexo turístico. Um dos passeios oferecidos é o Trem do Pampa, que se tornou uma das principais atrações da Campanha Gaúcha. O passeio é realizado em um veículo leve sobre trilhos (VLT) com capacidade para até 100 passageiros por viagem. O percurso, de cerca de 20 quilômetros, destaca a beleza natural do solo gaúcho e promete encantar os viajantes com suas vistas panorâmicas e experiências culturais. Além das paisagens, o passeio inclui uma degustação de vinhos na Almadén, proporcionando aos visitantes uma imersão nos sabores e aromas dos vinhedos locais. Os ingressos estão à venda por 159 reais, incluindo viagem de ida e volta, no site http://www.tremdopampars.com.br. O passeio tem 3 horas de duração, sendo 1h10 no trem, com saídas aos sábados e domingos.


Degustação premiada

Em 1883, Don Melchor da Concha y Toro decidiu importar videiras de Bordeaux, na França, e plantá-las aos pés da Cordilheira dos Andes, em Pirque, a 21 quilômetros de Santiago. O local, que também servia como casa de verão para a família de Don Melchor, hoje abriga a Viña Concha y Toro e oferece experiências para visitantes. Uma delas é a Experiência do Colecionador, em que é possível entender a elaboração de cada rótulo dos premiados vinhos de Don Melchor a partir da degustação da última safra do rótulo e uma seleção de três dos lotes do terroir de Puente Alto. Além de entender como os vinhos são elaborados, é possível criar sua própria mistura de vinhos, por meio da degustação e seleção de cada uma das sete parcelas. A experiência inclui a visita pelo casarão declarado como Monumento Histórico Nacional, pela Sala Coleção Don Melchor, com todas as safras desde a primeira, em 1987, e pelos jardins ao redor. Avenida Virginia Subercaseaux, 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile. Don Melchor Experiência do Colecionador, 210.000 pesos chilenos (cerca de 1.300 reais). De segunda a sábado, às 10h, 12h e 15h. Apenas com reservas donmelchor.com.


Os segredos da Argentina

Catena Zapata: um dos vinhos mais consumidos pelos brasileiros (Catena Zapata/Divulgação)

Em quase qualquer restaurante brasileiro, o DV Catena Zapata se tornou um dos vinhos mais pedidos, principalmente pelo seu excelente custo-benefício. Ter a oportunidade de conhecer onde esse vinho é elaborado é um dos propósitos do passeio realizado dentro da vinícola argentina. O roteiro oferece a chance de explorar os vinhos e descobrir os segredos de duas vinícolas igualmente renomadas da família Catena. A experiência começa com uma degustação na Bodega Caro, seguida por um almoço e outra degustação na Bodega El Enemigo. O passeio dura sete horas e é realizado de terça a sexta-feira, com serviço de transporte privado, visita guiada, almoço e degustação inclusos. O preço é de 3.723 reais e pode ser reservado no Brasil pela plataforma Wine Locals.


Wine Safari

Portugal: ver animais selvagens e degustar vinhos (Tapada de Coelheiros/Divulgação)

Situada no povoado de Igrejinha, na cidade portuguesa de Arraiolos, a Tapada de Coelheiros elabora vinhos com um sistema que integra a natureza aos vinhedos. Conhecer esse sistema e ter a oportunidade de avistar grandes grupos de veados selvagens é um dos principais atrativos do passeio oferecido pela vinícola, o Wine Safari. Todo o tour é feito de jipe pelos 800 hectares da propriedade, onde é possível avistar gamos, além de diversas espécies de aves, lebres e coelhos, que ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema local. Além do tour, os visitantes desfrutam de um almoço no novo espaço de enoturismo da vinícola, localizado a 300 metros de altitude, com uma vista de tirar o fôlego — especialmente ao final da tarde. O passeio inclui também uma degustação de vinhos terroir, com seis diferentes rótulos da vinícola. O passeio dura aproximadamente três horas e custa 130 euros (cerca de 815 reais). As reservas podem ser feitas diretamente no site coelheiros.pt.


Acompanhe tudo sobre:VinhosTurismo

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes