Casual

Com 40 autores, Flip inicia sua 10º edição nesta quarta

Os organizadores esperam que a festa receba um número recorde de participantes neste ano

O poeta Carlos Drummond de Andrade é o homenageado de 2012 pela maior feira literária do país (Ricardo Chaves)

O poeta Carlos Drummond de Andrade é o homenageado de 2012 pela maior feira literária do país (Ricardo Chaves)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 17h29.

Rio de Janeiro - Reunindo um total de 40 autores, vindo de 14 países diferentes, a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) apresenta suas atividades desta quarta-feira até o próximo domingo.

Entre os autores ibero-americanos convidados para essa edição do evento, que em dez anos se consolidou como a maior festa literária do país, figuram o chileno Alejandro Zambra, a portuguesa Dulce Maria Cardoso, a cubana Zoé Valdés, o haitiano Dany Laferrière, o colombiano Juan Gabriel Vásquez e o espanhol Javier Cercas.

Nesta 10ª edição em Paraty - uma histórica, bucólica e turística cidade do litoral sul do Rio de Janeiro -, a Flip prestará uma homenagem especial ao poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que será lembrado em outros eventos até outubro por conta dos 110 anos de seu nascimento.

Uma das convidadas mais esperadas este ano em Paraty é a americana Jennifer Egan, ganhadora dos principais prêmios literários de seu país, o Pulitzer e o National Book Critics Circle Award, por obras como "The Invisible Circus", "Look at Me", "The Keep" e "A Visit From the Goon Squad".

Outro nome que também desperta a atenção do público nesta edição é o de Jonathan Franzen, autor de "As Correções", livro que foi ganhador do National Book Award e teve milhões de exemplares vendidos no mundo todo.

A grande ausência ficará por conta do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, prêmio Nobel de literatura em 2008. Apesar de ter confirmado sua presença anteriormente, Le Clézio foi obrigado a cancelar sua viagem em última hora por conta de problemas de saúde.

Entre os autores que estarão pela segunda vez em Paraty, aparecem os britânicos Ian McEwan e Hanif Kureishi e o espanhol Enrique Vila-Matas, que aproveitará a ocasião para promover o livro "Aire de Dylan", recém-lançado em português.

Os ingressos para os debates e conferências com estes convidados especiais foram todos esgotados na última semana e, por isso, os organizadores esperam que a festa receba um número recorde de participantes neste ano.

Segundo os organizadores, a 10º edição da Flip, que conta com novos patrocínios e um orçamento de R$ 7 milhões, apresentará aproximadamente 200 eventos e contará com um número recorde de escritores convidados.

A cerimônia de abertura da festa está prevista para o final da noite desta quarta-feira com uma homenagem a Drummond, que deverá contar com a participação de Luis Fernando Veríssimo e dos poetas Antonio Cícero e Silviano Santiago.

Na sequência, a festa terá continuidade com um show do cantor Lenine, vencedor de cinco prêmios Grammy Latino. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEscritoresLivrosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Casual

Novos cardápios, cartas de drinques e restaurantes para aproveitar o feriado em São Paulo

A Burberry tem um plano para reverter queda de vendas de 20%. Entenda

Bernard Arnault transfere o filho Alexandre para a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH

Panerai marca uma nova era com pulseiras metalizadas