Casual

Colômbia declara pinturas de Botero bem de interesse cultural

479 obras doadas pelo artista estão no Museu Nacional da Colômbia e no Museu Botero, ambos em Bogotá

Botero: "A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber" (Paolo Cocco/AFP)

Botero: "A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber" (Paolo Cocco/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h24.

Bogotá - O pintor colombiano Fernando Botero, que completa 80 anos nesta quinta-feira, recebeu na noite de quarta-feira uma homenagem do presidente Juan Manuel Santos, que declarou bem de interesse cultural as 479 obras que o famoso artista doou ao país.

"A resolução assinada significa que todas as obras fazem parte, a partir deste momento, de um legado do qual a nação se compromete a cuidar, a manter e, de certa forma, tornar conhecidas por todo o mundo", afirmou Santos.

"A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber", agradeceu Botero, ao lado da esposa, a escultora grega Sophia Vari, e seus filhos.

As 479 obras doadas pelo artista estão no Museu Nacional da Colômbia e no Museu Botero, ambos em Bogotá, além do Museu de Antioquia de Medellín, cidade natal do artista, e em locais públicos.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesArtistasColômbiaAmérica LatinaArteArtes visuais

Mais de Casual

'Os Essenciais': Carlos Silvério inaugura exposição de pinturas a óleo

Como a Ventura se tornou 'a ótica dos famosos' com óculos de até R$ 79 mil

Meia branca e mocassim: como o estilo dos anos 1950 conquistou celebridades e se tornou tendência

Cantora Angela Ro Ro morre aos 75 anos