Casual

Colômbia de Gabriel García Márquez: roteiro mistura literatura e turismo

Viagem inclui passagens pelas cidades de Aracataca, Cartagena e Santa Marta, que serviram como cenários de obras como 'Cem Anos de Solidão' e 'Amor nos Tempos do Cólera'

Gabriel Gárcia Márquez: veja o roteiro pela Colômbia do autor (Divulgação/ NomadRoots/ Travelocity)

Gabriel Gárcia Márquez: veja o roteiro pela Colômbia do autor (Divulgação/ NomadRoots/ Travelocity)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 15h27.

Última atualização em 4 de novembro de 2025 às 17h08.

Tudo sobreTurismo
Saiba mais

"A vida cotidiana na América Latina nos demonstra que a realidade está cheia de coisas extraordinárias". Quando Gabriel García Márquez escreveu o clássico Cem Anos de Solidão, ele imprimiu na fictícia cidade de Macondo muito de sua cidade natal, Aracataca, na Colômbia. Hoje, quase 60 anos após a publicação, ainda é possível ver o lugar que deu origem à história — agora em um roteiro turístico.

A produtora de viagens NomadRoots anuncia a segunda edição do tour "A Colômbia de Gabriel García Márquez", que mistura literatura e turismo. Entre os dias 4 e 9 de dezembro, os participantes conhecerão as três cidades que deram vida às obras mais emblemáticas do Nobel de Literatura: Santa Marta, Aracataca e Cartagena.

Ao longo de seis dias e cinco noites, o grupo será guiado por Francisco Escorsim, professor e especialista na obra de García Márquez, e Rafaella Silva, coordenadora de comunicação da NomadRoots. O tour conta com mediações literárias durante os passeios, que conectam trechos dos livros aos lugares visitados, e convidam os turistas a pensar sobre temas centrais da obra do autor, como o tempo, o amor, a memória e a solidão.

Entre as atividades exclusivas, destaca-se uma oficina gastronômica, onde os participantes aprenderão a preparar pratos típicos da Colômbia, inspirados em O Amor nos Tempos do Cólera. Outra experiência será a conversa com estudantes da Universidade de Cartagena, especializada na obra do escritor, para uma discussão sobre a influência de García Márquez na literatura mundial.

Aracatena: o lar de 'Gabo' e do Massacre das Bananeiras

As três paradas do roteiro são de suma importância para as obras de "Gabo" — em especial Aracataca, cidade natal do escritor. O município, fundado em 1885, localizado no departamento de Magdalena, na região do Caribe colombiano. Foi marcada pelo desenvolvimento da indústria bananeira, em especial no século XX, quando a United Fruit Company estabeleceu plantações na região.

A chegada da indústria estremeceu a jornada da classe operária local e culminou na greve dos trabalhadores bananeiros de 1928, conhecida como o "Massacre das Bananeiras" — principal inspiração para a literatura de García Márquez em Cem Anos de Solidão.

Na época, o governo americano ameaçou invadir a Colômbia, caso os grevistas não fossem controlados. O governo colombiano, no período controlado por Miguel Mendéz, enviou o exército de Bogotá à cidade. Acusados de comunismo e "tendências subversivas", os trabalhadores foram encurralados em uma praça, logo aós à Missa de Domingo, e alvejados com tiros de metralhadoras.

O general do exército assumiu a responsabilidade por 47 vítimas, mas o número total de mortos nunca foi confirmado. O roteiro passa pela cidade, onde hoje vivem cerca de 40 mil pessoas.

Além de Aracatena, o pacote inclui uma passagem por Cartagena, onde o autor viveu por um período e escreveu O Amor nos Tempos do Cólera. Na obra, a cidade aparece com seus muros, praças e ruas históricas como cenários na passagem do século XX para XIX. O livro começou a ser escrito em 1984, e é inspirado no romance proibido vivido pelos pais do autor, pontuado por cartas, correspondências e a espera ao longo de décadas.

Quanto custa o roteiro de Gabriel Gárcia Márquez?

O pacote é para um grupo limitado de pessoas e sai de todos os lugares do Brasil. Inclui transporte, refeições e os passeios guiados, com valores que variam de US$ 4.715 a US$ 5.900, dependendo do tipo de acomodação. Pode ser adquirido no site oficial da produtora de viagens. 

Acompanhe tudo sobre:Gabriel García MárquezLivrosLiteraturaTurismo

Mais de Casual

Tássia Magalhães reforça cozinha feminina na nova fase do Nelita

Por que os japoneses tratam meias como parte essencial do visual

Zegna troca CEO após 20 anos e prepara nova geração no comando

Vinessence é a mais nova importadora-butique de vinhos no mercado