Casual

Collants da seleção brasileira de ginástica artística feminina foram desenhados por Jade Barbosa

A equipe usou um collant preto com brilhos em verde e amarelo. Esta é a quarta vez que Barbosa desenvolve peças para a equipe

Atletas e treinadores da seleção brasileira de ginástica artística.  (Naomi Baker/Getty Images)

Atletas e treinadores da seleção brasileira de ginástica artística. (Naomi Baker/Getty Images)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 29 de julho de 2024 às 11h05.

Última atualização em 29 de julho de 2024 às 16h13.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

Ontem, 28, a seleção brasileira de ginástica artística feminina estreou nas Olimpíada de Paris. As cinco atletas representantes do Brasil vestiram collants desenhados pela ginasta Jade Barbosa.

A equipe usou um collant preto com brilhos em verde e amarelo. Esta é a quarta vez que Barbosa desenvolve peças para a equipe.

Além da Olimpíada de Paris, Jade desenvolveu as peças para o Mundial de 2022 e 2023 e as Olimpíada de Tóquio, em 2021.

Em vído publicado no TikTok, a atleta revela que desde 2018 possui patrocínio. "Algo que me deixou muito feliz, porque quando comecei nem collant a gente tinha. Meu pai quem fazia os meus collants no início. Hoje, poder ter todas essas opções é muito mágico e realizador”.

@cbginastica

Vocês sabiam?! Além de medalhista mundial e atleta carimbada em Paris 2024, a @Jade Fernandes Barbosa também DESENHA alguns dos collants que a nossa Seleção usa! E nas Olimpíadas não será diferente, viu?! 🫣🫢 #gymnastics #leotard #paris2024 #tiktokesportes #gym #sports #ginasticaartistica #gimnasia #esportes

♬ som original - CBG Ginástica

Ontem, 28, o Brasil se classificou para as finais da ginástica artística. A equipe, composta por Rebeca Andrade — medalhista de ouro nos jogos de Tóquio —, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, se classificou em 4º lugar.

As próximas competições acontecem nos dias 30 de julho, 1, 3, 4 e 5 de agosto.

A competição de equipes será amanhã, 30, às 13h35. A individual geral será no dia 1º de agosto, às 13h15 com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. Salto será em 3 de agosto , 11h20 com Rebeca Andrade. Barras assimétricas será em 4 de agosto, às 10h40 sem brasileiras e sem Simone Biles. Trave será em 5 de agosto, às 7h38 com Rebeca Andrade e Júlia Soares. Solo será em 5 de agosto, às 9h23 com Rebeca Andrade.

Como funciona a pontuação e as notas da ginástica artística?

O primeiro a ser definido é que a ginástica artística olímpica é dividida por notas em cada um dos aparelhos ali dispostos. As ginastas são avaliadas pelo desempenho de suas séries em duas frentes: dificuldade e execução, cada uma com nota máxima de 10. A nota final é composta pela soma dessas duas, podendo chegar a 20 — feito nunca antes conquistado na modalidade.

A avaliação de dificuldade tem como objetivo analisar o conteúdo técnico apresentado pelas ginastas. Segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos, cada elemento possui uma pontuação pré-estabelecida e o grau de dificuldade varia a depender da acrobacia. A eles, são somados os exercícios obrigatórios, que garantem até 2,5 pontos.

A nota é estabelecida por dois árbitros, que anotam os movimentos realizados, averiguam a realização dos obrigatórios e, então, atribuem as notas. Para os exercícios não obrigatórios, no caso da ginástica feminina, os juízes selecionam os oito mais difíceis. A nota sai de 0 a 10.

No caso da execução, os juízes averiguam o desempenho dos atletas em cada um dos exercícios que eles realizam durante a competição. De acordo com o site oficial dos Jogos Olímpicos, são avaliados "se a realização dos movimentos condiz com os requisitos de execução descritos no código de pontuação, ou seja, se o ginasta realizou o elemento devidamente ou não".

A nota vai de 10 a 0, e diminui a cada exercício que não está devidamente adequado ou foi feito de erro na visão dos juízes. Caso a atleta pise na linha ou fora dela, em caso de execução do salto no solo, também pode sofrer penalizações na nota de execução.

A soma da nota de dificuldade e de execução constitui a nota final da ginasta.


Onde assistir às Olimpíadas de Paris 2024?

Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.

Veja como assistir:

  • TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
  • TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
  • Streaming: Globoplay;
  • Youtube (online e gratuito): Cazé TV.

Como assistir às Olimpíadas de Paris 2024 online e de forma gratuita?

A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasOlimpíadas 2024Paris (França)EsportesAtletas

Mais de Casual

A Grand Seiko, marca japonesa de relógios de luxo, chega ao Brasil

Velocidade, luxo e lazer: os iates do Boat Show SP que chegam às águas brasileiras

Para além do tic-tacs: Bvlgari apresenta relógios relacionados à música

Um relógio de colecionador: a história do Submariner da Rolex