São Paulo – Sabe aquela sua vontade de conhecer lugares distantes? Aqueles destinos que todos os seus amigos acham exóticos? Pois é. Para o jornal americano The New York Times, é hora de você fazer as malas e ir, justamente, para lá. A publicação divulgou uma lista de 45 lugares para visitar em 2012, incluindo cidades que, até bem pouco tempo atrás, só apareciam em filmes americanos como lugarejos insólitos para aventureiros solitários. Selecionamos cinco deles a seguir.
A Tanzânia tem se destacado como um lugar para quem busca o famoso safári: a observação de animais em seus próprios ambientes. O impulso que faltava para o turismo local foi dado por uma fatalidade: os problemas que sua vizinha Quênia vem enfrentando. Aos poucos, a Tanzânia também começa a apresentar outros atrativos para os visitantes, segundo o NYT. Um deles é a Gibb’s Farm, uma pequena pousada a partir da qual é possível fazer caminhadas e trilhas até a cratera do Ngorongoro.
A capital da Finlândia foi apontada pelo The International Council of Societies of Industrial Design como a Capital Mundial do Design em 2012. De acordo com o NYT, a cidade respira arte, arquitetura e design. Não deixe de conhecer o Design District, formado por 25 ruas com cerca de 200 lojas e escritórios, hotéis e restaurantes cujo grande apelo é a experiência estética que oferecem ao visitante. Uma dica é o restaurante moderninho Olo.
Mergulhada por anos em uma ditadura, Mianmar chamou a atenção do mundo pelos abusos aos direitos humanos. Daw Aung San Suu Kyi, a mais conhecida líder pró-democracia do país, estampou manchetes em todos os países por sua prisão domiciliar. Agora, porém, Mianmar começa a retomar o caminho da democracia e o NYT aposta na profunda atmosfera mística do país, alimentada pelo budismo e pelas tradições milenares. Uma bem articulada rede de companhias aéreas locais também facilita a vida dos turistas.
Vá aos Estados Unidos, mas esqueça os pontos óbvios. A dica do NYT é a cidade de Oakland, na Califórnia. O maior atrativo da cidade, segundo o jornal, é a nova gastronomia local, que emerge junto com restaurantes e bares para todos os gostos. Entre os pontos de parada, estão o Hawker Fare, o Plum e o Haven. E, entre uma refeição e outra, é possível curtir um bom espetáculo no histórico Fox Theater, reaberto em 2009.
Faz 12 anos que o país retomou o controle de seu famoso canal, antes administrado pelos Estados Unidos. Desde então, a economia local resceu, e arranha-céus de alto padrão brotam ao longo da capital, a Cidade do Panamá. O país também é a porta de entrada para o Caribe. O jornal destaca, por exemplo, o arquipélago de Bocas Del Toro, ideal para relaxar e praticar mergulho.
“Através das mídias sociais nós ouvimos os clientes. Também vou às lojas para saber o que os clientes estão pedindo”, diz Andrea Orcioli, CEO da Sephora no Brasil