Casual

Chuva e frio nas praias paulistas não impedem diversão de turistas

Saiba quais roteiros o litoral paulista reserva além das praias

Ilha Bela, em São Paulo: destino paradisíaco é um dos favoritos dos paulistas (Reprodução/Wikimedia Commons)

Ilha Bela, em São Paulo: destino paradisíaco é um dos favoritos dos paulistas (Reprodução/Wikimedia Commons)

Dias de chuva, frio ou nublados não precisam ser de tédio ou frustração para os turistas e veranistas que estão nas praias de São Paulo. De espaços históricos a opções culturais e de maior contato com a natureza, os municípios dos litorais norte e sul e da Baixada Santista reúnem atrações que podem ajudar a esquecer o dia perdido à beira-mar.

O litoral reúne construções com séculos de história com tombamentos estadual e federal. São fortalezas, antigas casas, igrejas e outros espaços variados que possibilitam maior contato com a arquitetura e a memória local, além de renderem boas fotografias. Alguns podem ser visualizados da rua, em passeios por centros históricos, enquanto outros são abertos para a visitação.

Ilha Bela

O centrinho de Ilhabela também se destaca. Por lá, o Museu Náutico foi inaugurado em julho. O espaço reúne raridades, como uma coleção de peças resgatadas do transatlântico espanhol Príncipe de Astúrias, que naufragou na costa do município há mais de 100 anos. A visitação é gratuita, de segunda a quinta-feira, das 10 às 18 horas, e de sexta a domingo, das 10 às 21 horas.

Na Baixada, parte dos fortes passou por restauro e obras no entorno para serem submetidas à candidatura de patrimônio mundial na Unesco. Entre eles, está o Forte São João, em Bertioga, posto militar em que serviu o alemão Hans Staden e cuja construção atual data de 1750. O espaço fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/n.

Santos

A cidade também concentra construções históricas preservadas, algumas tombadas pelo Iphan. Entre as que podem ser visitadas, está o Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico, instalado no palácio da antiga bolsa do café, de 1922. O espaço mantém o salão do pregão semelhante à disposição de móveis da época e acervo variado. Há cafeteria e loja no local. Está aberto de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas, com ingresso a R$ 10. Mais informações em museudocafe.org.br/.

No litoral sul, o destaque é Iguape, que está entre os quatro conjuntos urbanos paulistas reconhecidos como “paisagem cultural” pelo Iphan desde 2011. Segundo o instituto federal, o centro histórico reúne a maior quantidade de casario colonial preservada do Estado, em grande parte datado dos séculos 16 a 19. Os imóveis estão concentrados no entorno do Santuário Bom Jesus de Iguape.

Cinema e memória

Há ainda a programação cultural do verão, principalmente de shows com artistas locais e de popularidade nacional. Além disso, há a opção de ir a centros culturais, teatros e cinemas locais. Entre os teatros, estão o do Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá, o do Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande e o Guarany, em Santos.

Alguns municípios também têm exposições e mostras artísticas, como no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no litoral norte. Há ainda a opção do cinema. Parte dos municípios do litoral norte tem cinemas em shoppings e de rua, como o Cine Arte Posto 4, em Santos. Igualmente vale conferir a programação dos Sescs de Santos e de Bertioga no site sescsp.org.br.

Pelé

Por fim, uma visita a um local especial nos Casarões do Valongo, onde há um espaço dedicado a Pelé. Lá estão distribuídos troféus, camisas, chuteiras, bolas, vídeos e fotos do Rei do Futebol, que morreu dia 29. Há também cafeteria no local. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, de 10h às 18 h, com entrada gratuita, no Largo Marquês de Monte Alegre nº 1. Mais informações em turismosantos.com.br/museupele.

Acompanhe tudo sobre:FériasPraiasViagens

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025