Casual

Churrasco e vinho: dicas de ouro para harmonizar sem erro

Sommelier Eduardo Araújo, da Cellar Vinhos, dá dicas de rótulos para acompanhar carnes grelhadas em um tradicional churrasco de fim de semana

Vinho e churrasco: aprenda a harmonizar com os rótulos ideais.  (iStock/Getty Images)

Vinho e churrasco: aprenda a harmonizar com os rótulos ideais. (iStock/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 9 de abril de 2022 às 10h00.

Para os entusiastas do churrasco e amantes de um bom vinho, não existe nada melhor do que combinar um bom corte de carne com o rótulo certo para harmonização. Essa combinação é bem famosa em países como Argentina e Uruguai, mas ainda pouco explorada no Brasil, embora o país tenha uma forte tradição na reunião de amigos e familiares para um churrasco de fim de semana.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

vinho tinto, principalmente, é uma bebida ideal para acompanhar os assados de churrasqueira, mas é possível ir além desta combinação, escolhendo um rótulo de vinho rosé, por exemplo, que traz uma refrescância que vai muito bem nos dias mais quentes. 

O sommelier Eduardo Araújo, da Cellar Vinhos, indica três rótulos ideais para harmonizar sem erro e surpreender no próximo churrasco. Confira:

Domaine Alary “La Gerbaude” Côtes Du Rhône 2019

(Cellar/Divulgação)

La Gebaude é um Côtes du Rhône feito de um blend de Grenache, Syrah e Carignan. Suas vinhas num terraço de calcário, argila e muitas pedras dão intensidade e textura mineral. Com notas gustativas de ervas frescas, amora, groselha, cassis e pimenta branca. “É perfeito para harmonizar com carnes grelhadas, incluindo cortes de porco e cordeiro”, indica Eduardo Araújo. Preço: 165,00 reais.

Fabien Jouves Haute (Côt) e de Fruit 2020

(Cellar/Divulgação)

O Haute Côt (e) de Fruit é um Malbec vinificado em cachos inteiros e amadurecido em tanques de concreto e barricas durante 6 meses, produzido na região de Cahors, na França. Um vinho fresco e frutado com notas gustativas de fruta fresca, ameixas vermelhas, framboesas e notas florais. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas assadas e hambúrgueres. “O clássico churrasco com Malbec, vindo da região de origem dessa clássica variedade”, comenta o especialistaPreço: 180,00 reais.

(Cellar/Divulgação)

K-Délit Rosé é um Malbec de prensagem direta fermentado naturalmente e amadurecido em concreto sob as borras por 18 meses. Um Rosé com ótima estrutura, gastronômico, mas refrescante. “Para fugir do óbvio de tintos com carnes vermelhas e manter a tradição de bebidas refrescantes no churrasco, como caipirinhas e cervejas, indico um Rosé de Malbec com uma acidez de dar água na boca e um pouco mais de estrutura. Apesar dos tintos indicados terem um perfil mais leve, tenho gostado cada vez mais de ousar um pouco com brancos e rosés vibrantes para contrastar com a carne”, completa Eduardo. Preço: 145,00 reais. 

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosbebidas-alcoolicasVinhosChurrasco

Mais de Casual

Vinessence é a mais nova importadora-butique de vinhos no mercado

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações