Casual

Christie's lança 1º leilão exclusivo de obras de Warhol

Camisetas pintadas, esboços, pinturas, fotografias e outros objetos estarão à disposição do grande público do mundo pela internet

Polaroid de Warhol em exposição na Christie's de Nova York (©afp.com / Stan Honda)

Polaroid de Warhol em exposição na Christie's de Nova York (©afp.com / Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 22h54.

Nova York - A casa de leilões Christie's lançará na semana que vem o primeiro leilão exclusivo pela internet de 125 obras de Andy Warhol, como parte de um acordo com a fundação que leva o nome do artista pop americano.

Camisetas pintadas, esboços, pinturas, fotografias e outros objetos, como a célebre lata da Campbell's, estarão à disposição do grande público do mundo inteiro, assinalou a Christie's nesta quinta-feira, ao apresentar cerca de 20 obras que serão leiloadas.

A estimativa de preço mínimo vai de 400 dólares para uma pequena litografia de um gato a 50 mil dólares para a lata da Campbell's.

"Este leilão pela internet permitirá que todos tenham acesso ao trabalho de Andy Warhol de uma forma muito democrática e coerente com sua obra", afirmou o presidente da Fundação Wharhol, Joël Wachs.

Este primeiro leilão pela internet será seguido de outros ao longo de 2013. O valor arrecadado irá para a Fundação Warhol, com sede em Nova York, que apoia financeiramente artistas e associações artísticas sem fins lucrativos.

A fundação, criada em 1987 - ano em que morreu o artista, nascido em 1928 -, tem como missão "promover as artes visuais".

Um primeiro leilão de obras de Warhol na Christie's de Nova York, em novembro passado, arrecadou 17,07 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ArtistasCelebridadesInternetLeilões

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores