Casual

China pede que caso da tenista Peng Shuai não seja politizado

Governos e organizações continuam a questionar sobre o bem-estar da atleta depois que ela publicou uma mensagem em redes sociais alegando que o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli a agrediu sexualmente

Peng Shuai: tenista voltou a aparecer publicamente depois de semanas.  (Kim Hong-Ji/Reuters)

Peng Shuai: tenista voltou a aparecer publicamente depois de semanas. (Kim Hong-Ji/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de novembro de 2021 às 12h41.

Última atualização em 23 de novembro de 2021 às 12h49.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta terça-feira que "certas pessoas" deveriam parar com o "alarde maldoso" e a "politização" da questão da estrela do tênis Peng Shuai, enquanto governos e organizações continuam a questionar sobre o bem-estar da atleta.

O paradeiro de Peng, ex-número 1 de duplas do mundo, tornou-se um tema de interesse internacional quase três semanas atrás depois que ela publicou uma mensagem em redes sociais alegando que o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli a agrediu sexualmente.

Ela reapareceu no final de semana em Pequim e realizou uma videoconferência com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), no domingo, mas a Associação de Tênis Feminino (WTA) diz que isto não aborda nem alivia as preocupações sobre seu bem-estar.

Alkan Akad, pesquisador da Anistia Internacional na China, também disse à Reuters que a videoconferência fez pouco para apaziguar os temores sobre o bem-estar de Peng e que o COI está entrando em "águas perigosas".

"Esta não é uma questão diplomática", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, em um briefing de rotina nesta terça-feira.

"Acredito que todos terão visto que ela participou de algumas atividades públicas recentemente e também realizou uma videoconferência com o presidente Bach, do COI. Espero que certas pessoas parem com o alarde maldoso, sem falar na politização", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:AtletasChinaTênis (esporte)

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque