Casual

China aprova pela primeira vez filme sobre amor gay

"Seek McCartney" recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao


	Cinema em Xangai: coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês e um europeu
 (AFP / Philippe Lopez)

Cinema em Xangai: coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês e um europeu (AFP / Philippe Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2015 às 13h53.

As autoridades chinesas aprovaram a exibição no cinema de um filme sobre um amor homossexual, um fato inédito, que foi saudado nesta quarta-feira pelos grupos LGBT, em um país onde a censura é severa.

"Seek McCartney", segundo seu título em inglês, recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao, uma das personalidades do cinema independente chinês.

Esta coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês, interpretado pelo ator Han Geng, e um europeu, papel interpretado pelo ator francês Jérémie Elkaïm.

Esta é uma importante notícia para a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais) na China: Pequim descriminalizou a homossexualidade em 1997 e retirou de sua lista de doenças mentais em 2001, mas gays e lésbicas chineses ainda sofrem muita pressão familiar e social

Em 2008, as autoridades tinham incluído a homossexualidade entre os conteúdos "pornográficos e vulgares" a serem evitados nos cinemas, mas esta cláusula foi abolida em 2010, recordou o jornal oficial Global Times.

Wang Chao é o diretor, entre outros filmes, de "O Órfão de Anyang" (2001) e "Luxury Car" (prêmio "Un Certain Regard" no Festival de Cannes em 2006).

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaCensuraChinaCinemaEntretenimentoLGBT

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores