Casual

Chico Buarque e Luiz Ruffato ganham prêmio literário em Cuba

O prêmio principal de literatura brasileira foi para o romance "Domingos Sem Deus", de Luiz Ruffato


	Chico Buarque recebeu um prêmio honorífico de Narrativa, enquanto o mexicano Víctor Barreira Enderle recebeu a mesma distinção na categoria Ensaio 
 (Marcos Rosa / Contigo)

Chico Buarque recebeu um prêmio honorífico de Narrativa, enquanto o mexicano Víctor Barreira Enderle recebeu a mesma distinção na categoria Ensaio  (Marcos Rosa / Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 06h02.

Havana - A faceta de escritor de Chico Buarque recebeu mais um prêmio nesta quinta-feira em Havana, onde também foi reconhecido o talento do mineiro Luiz Ruffato.

Além dos brasileiros, escritores de Argentina, Cuba, Chile, México, Uruguai, Honduras, Peru e Equador foram homenageados na capital cubana durante a 54ª edição do tradicional Prêmio Literário Casa de las Américas 2013.

De um total de 770 obras dos gêneros romance (172), poesia (328), literatura testemunhal (56), ensaio histórico-social (42) e literatura brasileira (158), a Argentina, com 200 obras, foi o país com maior participação seguida de Brasil, Cuba, Colômbia, Chile e Peru.

O prêmio principal de literatura brasileira foi para o romance "Domingos Sem Deus", de Luiz Ruffato, segundo a ata do júri porque "apresenta diversos episódios independentes que se entrelaçam, formando o mosaico de um Brasil essencial, embora esquecido".

Chico Buarque, por sua vez, recebeu um prêmio honorífico de Narrativa, enquanto o mexicano Víctor Barreira Enderle recebeu a mesma distinção na categoria Ensaio e o uruguaio Rafael Courtoisie em Poesia.

O Prêmio Casa de las Américas é outorgado anualmente em Havana desde 1960 nas categorias de poesia, conto, romance, teatro, ensaio, testemunho, literatura para crianças e jovens, caribenha de expressão inglesa, caribenha francófona, brasileira e de culturas originárias. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEscritoresLivros

Mais de Casual

O novo bar de drinques de Alex Atala em São Paulo

De TAG Heuer a Bvlgari: a LVMH faz seu maior salão de relojoaria até agora

Entenda de vez o Dry January, a moderação e o futuro do consumo de bebidas

Como combinar queijos e vinhos para criar harmonizações perfeitas