Casual

Champions League: final deste sábado comprova dominância de times ingleses

Duelo entre Manchester City e Chelsea é a segunda final totalmente inglesa em três anos e poderá ter brasileiros como protagonistas; veja onde assistir à finalíssima

Manchester City e Chelsea fazem a decisão da Champions League 2020-21 neste sábado, no Porto (Alex Livesey - Danehouse/Getty Images)

Manchester City e Chelsea fazem a decisão da Champions League 2020-21 neste sábado, no Porto (Alex Livesey - Danehouse/Getty Images)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 29 de maio de 2021 às 11h59.

Última atualização em 29 de maio de 2021 às 12h18.

Um dos campeonatos mais importantes do futebol mundial, a Liga dos Campeões conhecerá seu novo campeão neste sábado, 29. Manchester City e Chelsea decidirão, a partir das 16h (de Brasília), se o cobiçado troféu vai para Manchester ou Londres - é a segunda final totalmente inglesa das últimas três decisões da disputa.

Inicialmente marcada para Istambul, a disputa foi transferida para a cidade do Porto, devido ao agravamento da pandemia na Turquia. Será a segunda decisão consecutiva do torneio em Portugal, que em 2020 foi disputada em Lisboa. No Brasil, a partida será transmitida pelo canal TNT, na TV fechada, pelo Facebook Watch, no streaming gratuito, e pelo Estádio TNT Sports, serviço de assinatura da Turner.

A disputa entre as duas potências inglesas reacende a disputa pelo país dominante na competição. A Espanha, maior campeã com 18 taças e que levou sete dos 10 finalistas entre 2014 e 2018, começa a ser ameaçada pela Inglaterra, que chegará a 15 neste sábado.

Uma das explicações para o domínio inglês está relacionada ao dinheiro: com o crescimento da Premier League, a primeira divisão do campeonato inglês, e melhores acordos de transmissão, os clubes do país se tornam cada vez mais fortes. No início de maio, um acordo de 7 bilhões de dólares (mais de 36 bilhões de reais) com Amazon, BT e Sky foi renovado por mais três anos.

Manchester City e Chelsea ainda contam com a injeção dos bilionários que controlam os clubes - no caso dos Citizens, o xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes; no caso dos Blues, o russo Roman Abramovich.

Apesar de inglês, o duelo poderá ter brasileiros como protagonistas. Do lado do City, Fernandinho poderá ser o primeiro jogador brasileiro a erguer o troféu como capitão. Do lado do Chelsea, Thiago Silva, um dos jogadores mais queridos pela torcida do oeste de Londres. O City ainda tem o goleiro Ederson no time titular e o atacante Gabriel Jesus no banco de reservas. Nos Blues, Emerson e Jorginho, que também têm cidadania italiana, completam a lista de brasileiros.

Campeão da Champions 2011-12, o Chelsea busca o bicampeonato da competição. Já o Manchester City disputa a decisão do campeonato europeu pela primeira vez em sua história.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebol

Mais de Casual

Prédio 'árvore' em Balneário Camboriú promete ar puro aos moradores; unidades custam R$ 4,5 milhões

CEO da Sephora está de olho nos desejos dos consumidores no TikTok e no Instagram

Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

Vai ter parque e navio da Disney no Brasil? Alto executivo da empresa responde