Casual

Chablis: 3 rótulos da região especializada em vinhos brancos

O francês Philippe de Nicolay Rothschild, fundador do e-commerce Edega, indica seu rótulo de entrada predileto desse distrito de Borgonha. Leitores da EXAME ganham 10% de desconto

Chablis: é de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras. (Levani Kalmaxelidze / EyeEm/Getty Images)

Chablis: é de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras. (Levani Kalmaxelidze / EyeEm/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 09h00.

Última atualização em 20 de janeiro de 2022 às 18h36.

Berço de alguns dos melhores vinhos brancos produzidos no planeta, a região de Chablis é um dos distritos de Borgonha e está localizada próxima ao rio Serein, na França.

É de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras.

Para você conhecer melhor a região e viajar através dos vinhos, Philippe de Nicolay Rothschildúnico representante no Brasil de uma das mais tradicionais produtoras de vinhos do mundo, a vinícola Château Lafite Rothschild, sugere um rótulo imperdível de Chablis, o Chablis Premier Cru Vaillon 2005, do famoso produtor Daniel-Etienne Defaix. "Esse é um produtor que só vende uma garrafa após 5 anos de guarda, ele só te deixa beber quando o vinho está de fato pronto", diz Rothschild. O e-commerce Edega ainda sugere mais dois rótulos do mesmo produtor: o Daniel Etienne Defaix Chablis Vieilles Vignes 2015  e o Daniel Etienne Defaix Chablis Premier Cru Les Lys 2006

Em parceria com a EXAME, a Edega também oferece descontos exclusivos aos leitores, mesmo para os não associados ao clube da marca. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Saiba mais sobre Chablis e confira a seleção da Edega

Daniel Etienne Defaix Chablis Vaillon 2006

(Edega/Reprodução)

Fiel ao seu terroir de origem, o Chablis Vaillon é o mais encorpado dos três Premier Cru de Daniel-Etienne Defaix. Ele possui uma bela estrutura mineral, com notas amanteigadas, de especiarias e de brioche. No paladar, esse vinho é muito equilibrado, redondo e generoso. Sua mineralidade traz um belo frescor aliado com um bom frutado. O vinho oferece até um longevo final uma impressão de plenitude e um momento de exceção. Um vinho versátil que harmoniza bem com uma grande diversidade de pratos como bacalhoada, ostras à milanesa, salmão, robalo, frutos do mar, lombo de porco e vitela. Preço: 565 reais no edega.com.br.

Daniel Etienne Defaix Chablis Vieilles Vignes 2015  

(Edega/Divulgação)

O Chablis Vieilles Vignes 2015 é um vinho produzido a partir de vários mostos dos diferentes premiers crus do Domaine Daniel-Etienne Defaix, e de uma cuidadosa escolha de videiras com idade média de 51 anos, algumas plantadas em 1905. Nessa safra de 2015, o Vieilles Vignes apresenta um estilo muito "Chablisien", com frutas cítricas frescas e mineralidade marcante. Na boca, o estilo Defaix sempre procura por um vinho muito bem equilibrado entre, frescor e potência, e um longo final, que poderia dar inveja a vários premiers crus de outros produtores. Preço: 485,00 reais no edega.com.br.

Daniel Etienne Defaix Chablis Premier Cru Les Lys 2006

(Edega/Divulgação)

A mineralidade domina a safra 2006 e, certamente, este é um vinho com uma longa guarda de envelhecimento. Apresenta uma cor dourada, notas de flores brancas, mousserons, trufas brancas e pretas. Um vinho equilibrado, elegante, com uma vivacidade que só encontramos nos vinhos do Daniel-Etienne Defaix. O Les Lys 2006 se apresenta sempre como o mais delicado dos três premiers crus do Defaix. Mais um grande Les Lys de nível real, como era o vinhedo de propriedade dos reis franceses. Preço: 565,00 reais no edega.com.br.

 

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasEdegaVinhos

Mais de Casual

Empresa referência em voos de helicóptero em SP planeja carros voadores nos céus da cidade

Com o que os operadores de Wall Street gastam seus bônus?

Por que a música no restaurante é tão importante quanto os pratos servidos

The Macallan abre a primeira boutique pop-up em São Paulo