Casual

Cerimônia de encerramento terá circo e carnaval

Os tradicionais táxis londrinos, um canhão humano e a Torre de Londres são algumas das atrações preparadas para a festa de domingo

Estádio durante cerimônia de abertura dos jogos: maior audiência televisiva do ano passado foi o casamento real do príncipe William e Kate Middleton que atingiu 26,3 milhões de telespectadores (Getty Images)

Estádio durante cerimônia de abertura dos jogos: maior audiência televisiva do ano passado foi o casamento real do príncipe William e Kate Middleton que atingiu 26,3 milhões de telespectadores (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2012 às 13h32.

Londres, 12 ago (EFE).- Os tradicionais táxis pretos londrinos, um canhão humano, a Torre de Londres, um carnaval e uma constelação da música são algumas das atrações preparadas para a cerimônia de encerramento dos Jogos de 2012, que começa neste domingo às 17h (de Brasília) no Estádio Olímpico de Stratford.

Apesar do zelo com que a organização do evento guarda os detalhes do espetáculo dirigido por Kim Gavin, o jornal 'The Telegraph' revelou hoje vários dos segredos que devem surpreender o mundo durante as três horas da festa, dividida em três atos.

O primeiro representará a 'hora do rush' londrina. O estádio se encherá de táxis, motocicletas, bicicletas e cidadãos apressados, além de uma representação dos marcos arquitetônicos mais conhecidos da cidade.

À encenação, serão somadas as atuações das Spice Girls, reunidas para a ocasião, e de Ray Davis, que interpretará o tema 'Waterloo Sunset', sua declaração de amor para a cidade.

Logo depois, serão montados dois palcos, um para os músicos e outro maior no centro do estádio, que exibirá fragmentos das obras de William Shakespeare, Charles Dickens e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O ato termina com a chegada da cantora Annie Lennox em um grande barco, dando passagem a um 'circo de Rock & Roll', uma homenagem à música e à cultura popular britânica.

Em torno de um enorme polvo inflado, um Rolls-Royce rodará no ritmo do rap. O humorista Russell Brand cantará um dos clássicos do punk, provavelmente The Sex Pistols, em cima de um ônibus colorido. Eric Idle, do grupo humorístico Monty Pithon, lembrará que é preciso olhar 'sempre para o lado bom da vida' enquanto um canhão humano é disparado e freiras patinam em volta do palco.

O segundo ato começa com o desfile dos atletas, com todos os porta-bandeiras das 204 delegações participantes juntos 'como uma só nação', e a entrada no estádio das bandeiras de Grécia, Grã-Bretanha e Brasil, próximo país a sediar o evento.

A entrada dos atletas será acompanhada pela música de Elbow, da Orquestra Sinfônica de Londres, e do grupo pop Muse, interpretando 'Survival', o hino oficial dos Jogos.

O desfile e o restante da cerimônia terão como trilha sonora sucessos britânicos das últimas cinco décadas interpretadas por David Arnold e a London Symphony Orchestra intercalados com apresentações ao vivo.

Entre as atrações musicais (ao vivo e interpretadas) estão Adele, The Beatles, Pet Shop Boys, One Direction, Liam Gallagher, David Bowie, Brian May, Elton John, Queen, The Rolling Stones e The Clash.

Alguns deles farão versões de clássicos como 'Imagine', de John Lennon, e 'Wish You Were Here', do Pink Floyd, enquanto se espera a reaparição de Kate Bush e George Michael.

Também haverá desfile de várias modelos britânicas famosas, como Kate Moss, Lily Cole, Naomi Campbell e Rosie Huntington-Whiteley.

O fechamento no terceiro ato será um 'adeus a Londres e um olá ao Rio', com o hasteamento das bandeiras de Grã-Bretanha, Brasil e Grécia e a cerimônia de entrega do bastão olímpico ao prefeito Eduardo Paes.

Antes que se apague a pira olímpica, o estádio se transformará em um grande carnaval. O diretor de cinema Cao Hamburger comandará o espetáculo que conta com a presença dos cantores de MPB Marisa Monte e Seu Jorge do cantor de rap BNegão e da modelo Alessandra Ambrosio. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesOlimpíada de Londres 2012Olimpíadas

Mais de Casual

Vinícola da Espanha é eleita a melhor do mundo; brasileira entra no TOP 100

Com 100 anos, Technos já foi suíça e japonesa até se tornar brasileira

O que pedir numa churrascaria sem medo de errar? Jornalista especializada responde

Diversidade de ingredientes e temperos popularizam culinária peruana pelo mundo