6 verdinhos notáveis do salão do automóvel de Nova York
BMW, Mercedes-Benz, Toyota e Lexus exibem modelos que unem sofisticação e bom desempenho na estrada à economia de combustível e baixo impacto ambiental
À sombra, mas nem tanto (Getty Images)
Vanessa Barbosa
Publicado em 8 de abril de 2015 às 18h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h46.
São Paulo - Quem participa da edição 2015 do Salão do Automóvel de Nova York, que vai até o próximo dia 12, deve notar (e se decepcionar com) a presença reduzida de modelos ecológicos. Apesar de estarem praticamente às sombras no evento, é possível encontrar alguns representantes notáveis, a maioria híbridos. Marcas como BMW, Mercedes-Benz, Toyota e Lexus exibem modelos que unem sofisticação e bom desempenho na estrada à economia de combustível e baixo impacto ambiental. Clique nas fotos e confira a seleção.
Robusto e chamativo, o modelo 2016 do Toyota Rav4 Hybrid é um dos verdinhos que chamam atenção no Salão de NY. No mercado mundial há dois anos, o carango ganhou um visual mais agressivo. O sistema híbrido une um motor a gasolina 2.5 litros a um motor elétrico, prometendo consumo mais eficiente de combustível e maior autonomia.
Eleito o carro verde do ano pelo Salão de Nova York, o BMW i8 é o primeiro veículo híbrido plug-in fabricado pelo Grupo BMW. Ele combina o desempenho de um carro esportivo com o consumo de combustível e emissões dignos de um carro compacto. Além do visual exuberante, a eficiência no consumo de combustível é diferencial. No modo híbrido, conforme a BMW, o modelo consome 2,1 l / 100 km e pode atingir velocidade máxima de 250km/h. Segundo a empresa, ele pode ser conduzido por até 37 quilômetros apenas no modo elétrico, sem perder o desempenho esportivo.
Elio é o nome deste carrinho ultracompacto que combina mobilidade, economia e baixo impacto ambiental. Com apenas dois lugares (o do motorista e o do passageiro, atrás) e três rodas, o modelo produzido pela Elio Motors ocupa metade do espaço de um carro popular americano. Por ser pequeno, ele consome pouco combustível. No lugar de um motor híbrido ou elétrico, o Elio é alimentado por um motor 1.0 de três cilindros, que gera 70 cavalos de potência. Seu preço inicial é altamente atraente: cerca de US$ 7 mil.
Diga olá para o primeiro SUV híbrido plug-in da montadora Mercedes-Benz, o GLE 550e 4MATIC. Como outros modelos híbridos no mercado, ele permite quatro modos diferentes de condução, incluindo o totalmente elétrico. Em modo híbrido, o carro decide qual das duas fontes de energia é a melhor em dado momento e quando mudar automaticamente entre gasolina e energia elétrica, conforme necessário.
Com visual mais dinâmico, a quarta geração do Lexus RX ganhou um teto "flutuante" que lhe dá um ar mais esportivo do que os modelos anteriores. A versão híbrida entrega 299 cavalos de potência com emissões reduzidas de CO2 e menor consumo de combustível — 100 km com 6 litros. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 180km/h.
A marca da gravata dourada também leva à Nova York um representante híbrido, o Chrevolet Malibu Hybrid. O modelo conta com um motor 1.8 de quatro cilindros e um sistema híbrido com dois motores com uma bateria de iões de lítio, além do sistema start/stop que contribui para a redução no consumo de combustível.
O segmento de prédios com assinatura de grifes está em ascensão. No início de 2024, havia pelo menos 324 projetos em andamento, somando cerca de 26 mil unidades residenciais em 52 países