(poplasen/Thinkstock)
Daniela Barbosa
Publicado em 20 de março de 2018 às 12h02.
Última atualização em 20 de março de 2018 às 12h05.
São Paulo – A cada dois anos, o World Cheese Championship elege os melhores queijos do mundo em diversas categorias. Neste ano, para surpresa de muitos, o melhor camembert eleito não é produzido na França e sim no Canadá.
O estreante na competição L'Extra, da Agropur, feito em Saint-Hyacinthe, no Quebec, foi escolhido o melhor camembert do mundo e desbancou o aclamado Isigny Sainte-Mère, da Normandia, que ficou com a 12ª posição no ranking deste ano.
Made in Saint-Hyacinthe, our Camembert l’Extra was chosen over 17 other products to win 1st prize in this contest. pic.twitter.com/ETfqTC56Uo
— Agropur (@agropur) March 15, 2018
O camembert é uma espécie de queijo cremoso originário da região da Normandia, no noroeste da França. O resultado da competição não agradou a todos e gerou certo desconforto entre a imprensa francesa e canadense.
Segundo os jornais franceses, a classificação só pode ser reflexo de uma crise que os produtores de queijo da Normandia enfrentam há quase uma década. Perder, no entanto, para um queijo novato canadense é inoportuno e ofensivo.
Já para os canadenses, independente do mau momento vivido pelos fabricantes franceses, destroná-los é sempre uma grande satisfação.
Para alívio e honra dos franceses, na classificação geral, o queijo de cabra Esquirrou, produzido na região de Pirenéus Atlânticos, foi eleito o melhor do mundo.
Neste ano, mais de 3.400 queijos de 26 diferentes países participaram do World Cheese Championship. A competição aconteceu em Madison, no estado americano de Wisconsin no início deste mês.