São Paulo - Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém.
Quando Nelson Rodrigues afirmou isso, talvez não imaginasse uma criação advinda do interesse, intrínseco no ser humano, por sexo e do seu voyeurismo: as sex tapes.
Mas, se desde a popularização do VHS, a descoberta e divulgação de fitas de vídeo caseiras de sexo abalaram a carreira de várias celebridades, atualmente, o cenário parece estar mudando.
Hoje em dia, com as câmeras digitais, dos celulares e outros dispositivos móveis, as estrelas pegas no flagra têm seus momentos íntimos expostos na Internet, espalhados na web como um viral, mas não são tão execradas pela mídia, como antes.
Em tempos de selfies e outras modalidades de alta exposição nas redes sociais, até algumas pessoas ditas comuns passaram a mostrar sua própria intimidade em sites de conteúdo pornô.
Mesmo assim, a exibição, realização e até a discussão sobre tal assunto continuam sendo um tabu, por mais democrática e progressista que seja a sociedade em que se vive.
//www.youtube.com/embed/eJTct8eHKYE
Esta é a razão pela qual Annie (Cameron Diaz) e Jay (Jason Segel) correm atrás, tão desesperadamente, da gravação da maratona de sexo que fizeram e acabaram compartilhando, sem querer, para uma rede de amigos conectados via um aplicativo em seus iPads, em Sex Tape – Perdido na Nuvem (2014).
A nova parceria do diretor Jake Kasdan com Cameron Diaz e Jason Segel, de Professora Sem Classe (2011), começa com a agora mãe de dois filhos, Clive (Sebastian Hedges Thomas) e Nell (Giselle Eisenberg), contando, em seu blog para mães, sobre quando conheceu o seu marido.
Ainda jovens e solteiros, os dois faziam sexo em tudo quanto é lugar, sem nenhum pudor em praticá-lo em público, tanto no dormitório da faculdade com a porta aberta como entre as prateleiras da biblioteca, por exemplo.
Mas, com a gravidez dela, os dois se casaram e a chegada de uma criança e, depois, mais outra, fez com que o fogo deles fosse arrefecido.
Uma década depois, eles estão presos à rotina; seja Annie à de mãe, dona-de-casa e blogueira, ou Jay à da rádio onde trabalha – como programador, provavelmente.
Em uma noite em que acham uma brecha na agenda e os filhos estão com a avó (Nancy Lenehan), os dois sentem a necessidade de voltar àquele tempo e, regados a tequila, decidem experimentar todas as posições sexuais do livro A Alegria do Sexo, escrito pelo Dr. Alex Comfort em 1972, porém, em frente à câmera do iPad dele.
O problema é que, em vez de apagar as três horas de vídeo, Jay presenteia parentes, amigos e até o carteiro com tablets que contêm o vídeo – sim, ele simplesmente dá de presente para as pessoas seus velhos iPads recheados de uma extensa biblioteca de música.
Eles, então, partem em uma busca dos dispositivos, a fim de apagar seu conteúdo ou destruí-los, contando com a ajuda de outro casal entediado de amigos, Tess (Ellie Kemper) e Robby (Rod Corddry).
Jake Kasdan e o trio de roteiristas formado por Kate Angelo, Nicholas Stoller e o próprio Jason Segel – de Plano B (2010), O Pior Trabalho do Mundo (2010) e Os Muppets (2011), respectivamente – não conseguem fazer o filme fluir totalmente.
Sex Tape... sofre de uma indecisão dos seus realizadores se o longa deveria ser uma comédia adulta ou uma farsa familiar, ou se aprofundar na discussão da privacidade, da crescente exposição pessoal e voyeurismo atuais ou ainda explorar humoristicamente a conotação sexual do tema.
Poderia ainda ser tudo isso, mas não se conseguiu equilibrar essas abordagens.
Para uma produção com este título, poderia se esperar que se fosse mais longe dentro da temática e no humor ácido. Não que fosse necessário o uso de imagens e linguagens totalmente obscenas.
Mas, após momentos mais pesados, sempre vem algo para amenizar, como uma estranha lição de moral do dono do site YouPorn, interpretado por um conhecido comediante em aparição-surpresa.
Em contrapartida, se poderia investir na vertente do filme-família.
Entretanto, o potencial demonstrado pelos atores-mirins nas poucas cenas em que aparecem, especialmente o de Giselle Eisenberg no momento de reflexão filosófica da sua pequena personagem, não é tão explorado.
Do mesmo modo, o lado cômico de uma sucessão de desventuras na busca pelos tablets só alcança outro nível na sequência na casa de Hank Rosenbaum, dono de uma fábrica de brinquedos que deseja fazer uma parceria com o blog de Annie, que poderia ser prejudicada com o vazamento do vídeo.
Por sinal, o magnata interpretado por Rob Lowe dá margem ao ator para fazer piadas sobre todos seus fantasmas do passado, seja a própria divulgação de uma sex tape sua com duas garotas em 1988, que afetou significativamente sua carreira, assim como o vício em cocaína e a desastrada apresentação com a Branca de Neve na abertura do Oscar de 1989.
A realidade é que, fora isso, não há a sensação de que o perigo e a humilhação pública estão realmente tão próximos do casal de protagonistas, até porque o roteiro é muito benevolente com seus protagonistas.
Resta ao final a impressão de que o filme é um longo e superproduzido anúncio da Apple, com a profusão de iPads na tela, a repetição da capacidade de sincronização dos dispositivos e a constante reafirmação da durabilidade dos aparelhos.
Com a vantagem de que, ainda assim, consegue entreter e levar o público a algumas risadas durante sua exibição.
-
1. Para encarar o fim das férias
zoom_out_map
1/11 (Reprodução / .tartarugasninjaofilme.com.br)
São Paulo - As férias acabaram, mas ainda há chance para se divertir no mês de agosto. Nos
cinemas, várias estreias interessantes marcam o novo semestre. No dia 8, "Tartarugas Ninja" é o filme recomendado para quem gosta de aventura e heróis de
HQs. O drama "Lição de Vida" também é uma promessa interessante para a data. O filme nacional sobre a vida de
Paulo Coelho, "Não Pare na Pista", deve levar um bom público ao cinema para conhecer a vida do escritor mais vendido - e polêmico - do Brasil. No final do mês, a aposta é o novo longa do diretor
Woody Allen, "Magia do Luar", que marca seu retorno à França dois anos após "Meia-noite em Paris", filme que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Para os que preferem
comédias,
animações e
filmes de ação ainda há várias opções. Confira.
-
2. Uma Lição de Vida - 7 de agosto
zoom_out_map
2/11
Baseado em fatos reais, o
filme se passa no Quênia e conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um homem de 84 anos que decide ir para a escola após o governo anunciar que o país terá educação pública para todos. Desta forma, Maruge é aceito por uma professora na escola e começa a estudar junto com crianças de seis anos de idade. O preconceito das pessoas e a não aceitação fazem com que essa tarefa se torne ainda mais difícil. "Lição de Vida" ("The First Grader")
Direção: Justin Chadwick
Duração: 120 minutos
Gênero: Biografia,
drama Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris, Tony Kgoroge
-
3. Vestido para Casar - 7 de agosto
zoom_out_map
3/11
Esta comédia brasileira com Leandro Hassum promete divertir o público. Bem no dia de seu casamento, Fernando, que é interpretado por Hassum, rasga sem querer o vestido de alta costura de uma mulher desconhecida. O problema é que ela está acompanhada pelo amante e precisa, de qualquer jeito, voltar para casa com o vestido impecável para o marido não desconfiar. A partir daí, uma série de confusões acontecem que podem comprometer o casamento de Fernando. Vestido para Casar
Direção: Gerson Sanginitto
Duração: 101 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Leandro Hassum, Fernanda Rodrigues, Catarina Abdalla, André Mattos, George Sauma, Tonico Pereira, Renata Dominguez, Marcos Veras
-
4. As Tartarugas Ninja – 14 de agosto
zoom_out_map
4/11
Mais um grupo de heróis, inicialmente das HQs, vai ter vida nova no cinema: As Tartarugas Ninja. Publicadas pela primeira vez em 1983 de forma independente, a história de Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael e do rato Mestre Splinter volta às telonas. O filme conta a história das tartarugas que foram afetadas por uma substância radioativa e cresceram anormalmente, ganhando força e conhecimento. Elas vivem nos esgotos de Manhattan e são treinadas na arte de kung-fu pelo Mestre Splinter. Juntas, as tartarugas mutantes têm que enfrentar o mal que habita cidade. “As Tartarugas Ninja” (“Teenage Mutant Ninja Turtles”)
Direção: Jonathan Liebesman
Duração: 200 minutos
Gênero: Animação, ação, aventura
Elenco: Megan Fox, William Fichtner, Will Arnett, Jeremy Howard, Pete Ploszek, Noel Fisher, Alan Ritchson, Danny Woodburn
-
5. Não Pare na Pista - 14 de agosto
zoom_out_map
5/11
O polêmico escritor brasileiro (e que tem mais livros vendidos no mundo)
Paulo Coelho terá sua história contada nas telas de cinema no filme "Não Pare na Pista" que estreia no dia 14 de agosto. "Não Pare na Pista"
Direção: Daniel Augusto
Duração: 122 minutos
Gênero: Biografia,
drama Elenco: Júlio Andrade, Ravel Andrade, Lucci Ferreira, Letícia Colin, Fabiula Nascimento, Enrique Díaz, Paz Vega, Nancho Novo
-
6. Chef - 14 de agosto
zoom_out_map
6/11
A comédia "Chef" estreia no dia 14 de agosto e promete ser uma opção no "menu" de filmes de agosto. O filme conta no elenco com Scarlet Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr além do diretor Jon Favreau que faz o ator principal. O roteiro conta a história de Carl, chef de um restaurante que perde o emprego e decide abrir um trailer de comida para recuperar seu instinto criativo e ter autonomia para criar seus próprios pratos, ao mesmo tempo em que busca se aproximar da sua família. "Chef"("Chef")
Direção: Jon Favreau
Gênero: Comédia
Duração: 115 minutos
Elenco: Jon Favreau, Sofia Vergara, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr., Bobby Cannavale, Dustin Hoffman, Amy Sedaris
-
7. O que será de nozes? - 14 de agosto
zoom_out_map
7/11
Esta animação da Playarte tem estreia prevista para o dia 14 agosto. O esquilo Surly precisa sobreviver depois de ser expulso do parque onde morava após queimar as nozes destinadas ao inverno. Na cidade grande, ele encontra a Maury's Nut Store, uma loja repleta de nozes, castanhas, amêndoas... Surly reúne os amigos e bola um plano para invadir o lugar e roubar toda a comida para suportar o inverno, mas a empreitada e mais difícil do que parece, pois há armadilhas e um cachorro para atrapalhar. "O que será de nozes?" ("The Nut Job")
Direção: Peter Lepeniotis
Gênero: Animação
Duração: 86 minutos
Elenco: Will Arnett, Brendan Fraser, Liam Neeson, Katherine Heigl, Stephen Lang, Sarah Gadon, Maya Rudolph, Jeff Dunham
-
8. Os Mercenários 3 - 21 de agosto
zoom_out_map
8/11
Neste novo filme da saga dos Mercenários que estreia dia 21 de agosto nos
cinemas, Mel Gibson e Silvester Stallone voltam a atuar juntos. Anos atrás, o grupo dos mercenários foi fundado por Barney (Sylvester Stallone) e Conrad Stonebanks (Mel Gibson). Entretanto, Conrad se tornou um comerciante de armas inescrupuloso e, por causa de suas atividades ilegais, Barney foi obrigado a matá-lo. O que ele não sabia era que Conrad tinha sobrevivido e, anos depois, retornaria para se vingar do antigo colega. "Os Mercenários 3" ("The Expendables 3")
Direção: Patrick Hughes
Gênero:
Ação Duração: 127 minutos
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews, Arnold Schwarzenegger, Wesley Snipes, Antonio Banderas, Mel Gibson, Harrison Ford, Kellan Lutz, Ronda Rousey, Robert Davi, Victor Ortiz, Glen Powell
-
9. Sex Tape: Perdido na Nuvem - 21 de agosto
zoom_out_map
9/11
Esta
comédia com Cameron Diaz e Jason Segel trata de um assunto muito atual: quando vídeos íntimos de um casal "vazam" na internet. No caso do
filme, que estreia dia 21 de agosto no
cinema, não chegou a tanto. O vídeo acabou armazenado na "nuvem" e sincronizado com Ipads que o casal deu para familiares, amigos e até o carteiro de Natal. Agora, eles tentam recuperar (ou destruir) os aparelhos antes que o vídeo realmente caia na web. "Sex Tape - Perdido na Nuvem" ("Sex Tape")
Direção: Jake Kasdan
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Cameron Diaz, Jason Segel, Rob Corddry
-
10. Será que? - 28 de agosto
zoom_out_map
10/11
Daniel Radcliff estrela essa
comédia romântica sobre "conhecer a pessoa certa na hora errada". O filme "Será que?" estreia dia 28 de agosto nos
cinemas. Wallace (Daniel Radcliffe) e Chantry (Zoe Kazan) se tornam amigos muito próximos, mas a relação entre os dois começa a entrar em dificuldades quando eles começam a se apaixonar um pelo outro, sendo que Chantry já tem um namorado. "Será que?" ("What If")
Direção: Michael Dowse
Duração: 102 minutos
Gênero: Comédia romântica
Elenco: Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Megan Park
-
11. Magia ao Luar - 28 de agosto
zoom_out_map
11/11
No dia 28 de agosto estreia nos cinemas o novo filme do diretor Woody Allen, "Magia do Luar", um romance protagonizado por Colin Firth e Emma Stone. Stanley (Colin Firth), um falso mágico com talento para desmascarar charlatões, é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie (Emma Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela moça e seus mistérios de outro mundo. "Magia ao Luar" ("Magic in the Moonlight")
Direção: Woody Allen
Duração: 98 minutos
Gênero: Romance, drama
Elenco: Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Harden