Casual

5 cafeterias pelo mundo para colocar no roteiro

Selecionamos cinco estabelecimentos para enriquecer de aromas e sabores o seu passeio nacional ou internacional

Museu do Café: espaço ocupa o prédio que abrigou a Bolsa Oficial do Café, criada em 1917 (Divulgação/Divulgação)

Museu do Café: espaço ocupa o prédio que abrigou a Bolsa Oficial do Café, criada em 1917 (Divulgação/Divulgação)

ABIC
ABIC

Colunista

Publicado em 27 de setembro de 2025 às 08h42.

Última atualização em 29 de setembro de 2025 às 09h28.

Tudo sobreCafé
Saiba mais

Quando viajamos para locais diferentes, é natural conhecermos a cultura local, as pessoas e a gastronomia. Para os amantes do café, visitar cafeterias é parada obrigatória no roteiro turístico. Por isso, selecionamos cinco estabelecimentos para enriquecer de aromas e sabores o seu passeio nacional ou internacional.

Conheça 5 cafeterias para visitar

Catarina Café & Amor

Quem visita a maior metrópole do Brasil tem a oportunidade de conhecer a Catarina Café & Amor, eleita a melhor cafeteria de São Paulo. O estabelecimento, localizado em uma casa na Vila Mariana, oferece uma seleção meticulosa de cafés especiais, além de canéforas e blends.

A Catarina Café & Amor abre aos finais de semana mas, entre segunda e sexta, a equipe escolhe os grãos que serão torrados artesanalmente. Com isso, garantem uma diversidade de aromas e sabores que fazem toda diferença na hora de degustar.

Além disso, a cafeteria oferece um curso on-line de extração do café para quem deseja entender mais sobre o processo de transformação do grão num cafezinho.

Café A brasileira

Já do outro lado do Oceano Atlântico, turistas que visitam Lisboa (Portugal) não podem deixar de passar pelo bairro do Chiado e tomar um cafezinho no Café A Brasileira, um dos mais antigos cafés da cidade, fundado em 1905.

Criado por um empresário português que apreciava os grãos produzidos no Brasil, a cafeteria foi responsável por introduzir e disseminar o café brasileiro na Europa.

No local, obras de arte, literatura e café se encontram, proporcionando um ambiente rico de aromas e cultura. Clientes podem ler livros de Fernando Pessoa enquanto apreciam um café de qualidade com jeitinho brasileiro. No século XX, o local foi ponto de encontro de intelectuais e perpetua sua alma literária até os dias de hoje.

Cafeteria do Museu do Café

Localizada em Santos (São Paulo), a cerca de 1h30 da capital paulista, a Cafeteria do Museu do Café oferece grande variedade de grãos brasileiros para os visitantes do espaço. Assim, é possível conhecer e experimentar diferentes cafés após à visita ao Museu, que promove degustações de cafés especiais feitas por baristas do Centro de Preparação de Café, responsável pela capacitação na área.

O espaço ocupa o prédio que abrigou a Bolsa Oficial do Café, criada em 1917. Hoje, o local abriga exposições que contam a história da Bolsa e valorizam o produto como parte da cultura e da história brasileira.

Toby’s Estate Coffee Roasters

Quem pretende fazer turismo pela Austrália pode conhecer a Toby’s Estate Coffee Roasters, eleita a melhor cafeteria do mundo, em 2025. A avaliação levou em conta a opinião de especialistas e voto popular no concurso realizado pela The World's 100 Best Coffee Shops.

Localizada na cidade de Chippendale, a cafeteria oferece, a cada mês, uma degustação gratuita de cafés coados e espressos por diferentes cidades australianas. No mês de setembro, os visitantes podem provar três marcas brasileiras.

Cafeteria da Fazenda Florença

Para quem busca conhecer a história do café no Brasil, uma boa pedida é a visita à Pousada Fazenda Florença, localizada em Conservatória, distrito de Valença (Rio de Janeiro), que leva os turistas a uma experiência de degustação do grão em uma cafeteria no meio do cafezal, onde planta um café especial premiado.

A fazenda fez parte do Vale do Café, local onde se fundamentou a economia cafeeira do Império durante o século XIX. Assim como a Florença, outras fazendas que cultivavam o grão oferecem passeios aos casarões históricos e ao cafezal.

Além disso, os visitantes podem aproveitar a noite no distrito e conhecer as tradicionais serestas e serenatas. Conservatória é conhecida pela tradição da cantoria de músicas de amor viva e pode ser uma ótima opção para quem busca um turismo romântico e um café saboroso.

Fique por dentro da nossa coluna e não perca as novidades relacionadas ao universo do café.

Acompanhe tudo sobre:CaféCafeteriasBebidas

Mais de Casual

Cinco novidades que estão movimentando o mercado de café no Brasil

São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo e a segunda em jatos

Como criar casas acessíveis sem abrir mão de conforto, beleza e identidade?

Kering, dona da Gucci, negocia a venda da divisão de beleza da L’Oréal