Casual

Brasil escolhe "O Palhaço" para tentar a indicação ao Oscar

O filme conta a história de um palhaço que passa por uma crise existencial e pensa em abandonar o circo em que trabalha com seu pai


	Poster de "O Palhaço": o último filme brasileiro indicado ao Oscar foi "Cidade de Deus", em 2003
 (Divulgação)

Poster de "O Palhaço": o último filme brasileiro indicado ao Oscar foi "Cidade de Deus", em 2003 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 14h56.

Rio de Janeiro - O Ministério da Cultura escolheu nesta quinta-feira o filme "O Palhaço", dirigido e protagonizado por Selton Mello, para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 2013.

O filme, que conta a história de um palhaço que passa por uma crise existencial e pensa em abandonar o circo em que trabalha com seu pai, foi escolhido entre uma lista de 16 filmes inscritos.

A escolha foi feita por uma comissão especial formada por Ana Paula Dourado Santana, Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, George Torquato Firmeza, José Geraldo Couto e Lauro Escorel.

"Creio que a maior inovação que fazemos com a escolha do 'Palhaço', reside no seu potencial. Esta indicação tem que ser vista como um prêmio também, é um aval de que um filme pode ir além. Espero que isso seja positivo para uma produção que já é sucesso", afirmou a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, em comunicado.

O último filme brasileiro indicado ao Oscar foi "Cidade de Deus", em 2003, que concorreu nas categorias melhor fotografia, melhor direção, melhor edição e melhor roteiro adaptado.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, o Brasil disputou o Oscar pela última vez com "Central do Brasil", em 1998.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai anunciar no dia 10 de janeiro a lista de indicados ao Oscar. A 85a edição do Oscar será realizado em 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArteCinemaDados de BrasilEntretenimentoFilmesOscar

Mais de Casual

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café