Boxe fez história duas vezes nestes Jogos de Londres (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 8 de agosto de 2012 às 19h41.
Londres - O Brasil chegou a sua centésima medalha em Jogos Olímpicos após a conquista do bronze da boxeadora Adriana Araújo nesta quarta-feira, e pouco tempo depois, alcançou a 101ª com outro bronze, dessa vez no vôlei de praia, com Juliana e Larissa.
Desde os Jogos Olímpicos de 1920, disputado em Antuérpia, na Bélgica, o Brasil soma 101 medalhas, entre elas 22 de ouro, 26 de prata e 53 de bronze.
O país já tem pelo menos mais três medalhas garantidas: no futebol, a seleção masculina enfrenta o México na final, no vôlei de praia, Alison e Emanuel também disputam o ouro, e no boxe, Esquiva Falcão está na semifinal e já tem um bronze garantido.
O boxe, aliás, fez história duas vezes nestes Jogos de Londres. Primeiro, por garantir a centésima medalha brasileira da história, e depois, por recolocar o boxe nacional no pódio olímpico após 44 anos (a única medalha na modalidade foi conquistada por Servílio de Oliveira em 1968, no México).
A primeira medalha que o Brasil conquistou em Jogos Olímpicos foi em 1920, com o ouro de Guilherme Paraense no tiro olímpico. Em Londres, o país ganhou dois ouros, com a judoca Sarah Menezes e com o ginasta Arthur Zanetti, que venceu nas argolas.
O iatista Robert Scheidt, junto com Bruno Prada, ganhou o bronze na categoria Star e se tornou o maior medalhista olímpico do país, ao lado de Torben Grael, com cinco conquistas.