Bolsa de Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro": bolsa era sua "arma secreta" (Carl Court/AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de abril de 2013 às 15h07.
Londres - Uma das bolsas de mão da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher foi leiloada nesta segunda-feira por 25 mil libras (28 mil euros) em favor de organizações de caridade ligadas às forças armadas, informou a Casa Christie's de Londres.
Conhecida como "A Dama de Ferro", Thatcher dirigiu a Grã-Bretanha de 1979 a 1990, e entregou a bolsa preta ao editorialista e ex-político Jeffrey Archer para que fosse leiloada.
Segundo lorde Kenneth Baker, integrante do gabinete Thatcher de 1985 a 1990, a bolsa era sua "arma secreta". Para afirmar sua autoridade, ela a colocava ostensivamente sobre a mesa durante as reuniões e "tirava bilhetes nos quais anotava os argumentos decisivos".
Thatcher também utilizou a famosa bolsa preta em encontros com líderes internacionais, como o presidente americano Ronald Reagan e o líder russo Mikhail Gorbachov.
No mesmo leilão, o cronômetro que registrou o recorde de Roger Bannister, primeiro atleta a correr a milha abaixo dos quatro minutos, foi arrematado por 97.250 libras (108.600 euros).