BMW i Vision Dee pode mudar de cor a pedido do motorista e projeta dados do desempenho no para-brisa (AFP/AFP)
AFP
Publicado em 5 de janeiro de 2023 às 14h29.
Última atualização em 5 de janeiro de 2023 às 15h23.
O gigante alemão BMW apresentou, na quarta-feira, 4, na feira de tecnologia de Las Vegas, um protótipo de automóvel que pode mudar de cor e tem tecnologias digitais em seu interior, como a projeção de informações no para-brisa.
Batizado de "BMW i Vision Dee", o novo carro foi apresentado no encontro anual da Consumer Electronics Show (CES), de Las Vegas, durante um minisshow, que teve a participação do ator Arnold Schwarzenegger.
O BMW i Vision Dee pode mudar de cor com toda uma paleta de cores, uniformemente, em faixas, ou em um padrão quadriculado.
No ano passado, no mesmo evento, o fabricante já havia apresentado um carro que muda de cor, mas apenas para o cinza. A capacidade de projetar dados como velocidade e direção em toda a largura do para-brisa, por exemplo, estará disponível a partir de 2025.
A BMW destacou ainda que o veículo pode projetar imagens em realidade aumentada, ou mesmo transformar todo o para-brisa em uma tela, tecnologias que, em tese, permitem misturar "o mundo real e o virtual".
A ideia é criar, com um conjunto de programas informáticos, um "companheiro" que ofereça uma experiência personalizada, explicou o CEO do grupo alemão, Oliver Zipse.
O nome Dee é um acrônimo em inglês para "Experiência Digital Emocional".
Maior feira de tecnologia do mundo, a CES abriu as portas nesta quinta-feira em Las Vegas. Seus organizadores esperam recuperar o brilho dos anos anteriores, após as duas últimas ofuscadas pela pandemia da covid-19.