Eastwood chega aos 82 anos de idade com dois Oscar de Melhor Diretor e continua a filmar e a trabalhar intensamente (Reprodução)
Rafael Kato
Publicado em 31 de maio de 2012 às 13h24.
São Paulo - Este é o ano de Clint Eastwood. Não é qualquer cara que chega aos 82 anos de idade com dois Oscar de Melhor Diretor e continua a filmar e a trabalhar intensamente. Está previsto para setembro o novo filme do maior durão de Hollywood. Trouble With the Curve mostrará um olheiro de beisebol que percebe que está perdendo o seu instrumento de trabalho: a visão. O drama é o ponto de partida para que o personagem tente se reconciliar com a filha, realizando uma viagem ao lado dela para avaliar uma última promessa do esporte.
Para entender esse futuro personagem, é preciso voltar aos anteriores. A sugestão aqui é a recém lançada biografia Clint Eastwood – Nada Censurado. Na obra, o historiador do cinema Marc Eliot analisa os filmes e a vida do ator.
É possível entender o porquê do cara solitário ( tais como os personagens Harry Callahan, Walt Kowalski e o olheiro ) ser tão comum nos filmes: Clint, ele mesmo, nunca conseguiu manter muitos amigos. Durante a adolescência, o cineasta mudou de escola e de cidade várias vezes. Nunca conseguiu manter uma amizade por um longo período.
O trabalho de Eliot é o mais extenso e completo já feito sobre Clint. Revela detalhes do tempo em que o astro era salva-vidas do exército até Gran Torino (2008). Embora não cite suas fontes e datas das entrevistas com Clint, o livro está não só à altura da carreira do ator como é leitura obrigatória para os fãs do cinema.
Serviço
Clint Eastwood – Nada Censurado, de Marc Eliot
Tradução: Vera Ribeiro.
Editora Nova Fronteira. 372 páginas. R$ 49,90