Casual

Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e um defensor dos direitos civis, morre aos 88 anos

Russell defendeu as cores do Boston Celtics durante as 13 temporadas que passou na NBA; ele é considerado o atleta mais vitorioso da liga

LAS VEGAS, NEVADA - JULY 21:  Basketball Hall of Fame member Bill Russell attends a game between the Minnesota Lynx and the Las Vegas Aces at the Mandalay Bay Events Center on July 21, 2019 in Las Vegas, Nevada. The Aces defeated the Lynx 79-74. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement.  (Photo by/Getty Images) (Ethan Miller/Getty Images)

LAS VEGAS, NEVADA - JULY 21: Basketball Hall of Fame member Bill Russell attends a game between the Minnesota Lynx and the Las Vegas Aces at the Mandalay Bay Events Center on July 21, 2019 in Las Vegas, Nevada. The Aces defeated the Lynx 79-74. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by/Getty Images) (Ethan Miller/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 1 de agosto de 2022 às 06h00.

Última atualização em 1 de agosto de 2022 às 06h27.

Bill Russell, considerado um dos maiores jogadores da história do Boston Celtics e da história da NBA, faleceu neste domingo, aos 88 anos. O anúncio foi feito no próprio perfil do atleta nas redes sociais.

"É com o coração muito pesado que queremos informar a todos os amigos, fãs e seguidores de Bill", introduziu o comunicado. "Bill Russell, o vencedor mais polífico da história dos esportes norte-americanos, morreu em paz hoje aos 88 anos, com sua esposa, Jeaninne, ao seu lado", continuou. "Os preparativos para seu memorial serão anunciados em breve", seguiu a nota.

Ao longo de sua carreira no basquete, o pivô compilou um legado de conquistas inigualáveis ​​em qualquer esporte. Como o jogador defensivo dominante de sua geração, ele ganhou uma medalha de ouro olímpica para o time de basquete dos EUA em 1956 e, nos 13 anos seguintes, levou o Boston Celtics a 11 campeonatos da NBA. Russell foi agraciado cinco vezes com o prêmio de MVP da NBA e com doze convocações para o All-Star Game.

Russell defendeu as cores do Boston Celtics durante as 13 temporadas que passou na NBA. Ele é considerado o atleta mais vitorioso da liga.

Em seu auge, Russell tinha 220 quilos de músculos e estrutura de 1,80 m. Rápido e ágil, tinha um salto vertical superior e usava sua envergadura para bloquear os arremessos rivais. Com suas habilidades atléticas de bloqueio de arremessos e rebotes, ele revolucionou a maneira como o basquete era jogado na defesa.

Em meio à celebração de suas proezas como jogador, Russell também lutou contra o preconceito e segregação. Nascido no Jim Crow South, ele era frequentemente descrito como privado, introspectivo, espinhoso e de princípios.

Em 1958, ele acusou a NBA de usar um sistema de cotas para limitar o número de jogadores negros em cada time. Ele participou de marchas pelos direitos civis com Martin Luther King Jr., mas questionou a estratégia não-violenta do movimento, argumentando que os afro-americanos tinham o direito de se defender.

A personalidade forte e a maneira direta de falar de Russell não o tornaram querido por alguns fãs em Boston, que tinha uma longa história de intolerância racial. O time de beisebol Boston Red Sox não se integrou até 1959, e os protestos em Boston contra a desagregação escolar por ordem judicial federal na década de 1970 estavam entre os mais violentos do país.

LEIA TAMBÉM: 

Arremessando Alto: seis lições de liderança do filme com Adam Sandler, na Netflix

Acompanhe tudo sobre:MortesNBA

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'