Casual

Bastidores: com grandes nomes do pop, Pirelli fotografa calendário de 2022

Produzido em apenas duas diárias, em LA e Capri, 48ª edição do calendário traz grandes nomes do pop, como Cher, Grimes e Kali Uchis fotografadas pelas lentes do roqueiro canadense Bryan Adams

Fotos dos bastidores do Calendário Pirelli 2022, que traz as cantoras Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent e Kali Uchis fotografadas pelo roqueiro canadense Bryan Adams (Alessandro Scotti/Divulgação)

Fotos dos bastidores do Calendário Pirelli 2022, que traz as cantoras Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent e Kali Uchis fotografadas pelo roqueiro canadense Bryan Adams (Alessandro Scotti/Divulgação)

G

GabrielJusto

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 14h18.

Última atualização em 6 de agosto de 2021 às 16h30.

Após uma pausa forçada pela pandemia, que inviabilizou a edição deste ano, a Pirelli voltou a produzir o seu tradicional calendário fotográfico, que anualmente reúne grandes nomes do universo da moda, das artes e da publicidade para exaltar a beleza feminina. Para esta edição, a 48ª, que será lançada em novembro, a marca convidou o fotógrafo e roqueiro canadense Bryan Adams, dono dos hits "Summer of '69", "Heaven" e "(Everything I Do) I Do It for You".

Com um músico por trás da câmera, as modelos retratadas também vieram do mesmo universo: Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent e Kali Uchis são as estrelas da edição, cujo tema é "On the Road" ("na estrada" em inglês), em alusão ao lifestyle do qual essas artistas abriram mão no último um ano e meio, por conta da pandemia e, claro, à Pirelli, que fabrica pneus para carros, motos, caminhões e bicicletas desde 1872.

"Estar na estrada é algo que os músicos não podem fazer agora. Por isso, eu busquei trazer um pouco dessa sensação de estar "na estrada" para elas, encapsulando um pouco do que a vida poderia ser se nós pudéssemos viajar", explicou Adams em entrevista à EXAME. "Funcionou para a Pirelli, porque é o que eles fazem, e também para nós, afinal, todos queremos estar na estrada."

Justamente por ter sido produzido ainda em meio à pandemia, entre junho e julho deste ano, muito do calendário foi definido em função das restrições. Todas as fotos foram feitas em apenas duas diárias, uma em Los Angeles e outra em Capri, na Itália. E as cantoras foram selecionadas de acordo com a sua disponibilidade nessas datas e locais, evitando assim grandes deslocamentos.

O que você verá nesse calendário é que tentamos capturar diferentes momentos do dia, de manhã até a noite, para cada uma das cantoras. Uma delas acorda no hotel, a outra está treinando no hotel, a outra está no backstage, a outra após o show, viajando... Todas essas coisas que fazem parte da rotina do artista, mas que nós não vemos no palco. Cada uma tinha um cenário, e coube a elas interpretá-los e incorporá-los.

Bryan Adams

"Normalmente, para fotografar uma campanha ou uma revista, eu levo entre um e dois dias com cada modelo. Então, fazer quase todas elas em apenas uma diária foi realmente uma maratona", explicou o fotógrafo, que usou a outra diária para fotografar a rapper Saweetie em Capri. "Nesse caso, eu tive o dia todo para pensar e para deixá-la confortável. Mas em LA, eram no máximo três horas com cada uma delas. Eu tinha que estar extremamente bem preparado para executar o que eu tinha em mente, com os dedos cruzados para que tudo desse certo, afinal, eu apresentava a ideia na hora e eu precisava que elas topassem. Mas, felizmente, tudo correu bem."

O encontro de tantas estrelas do pop lembra um festival de música. Mas Como a ideia era justamente evitar contatos desnecessários, ainda que estivessem na mesma locação, no mesmo dia, as divas pop não puderam se encontrar. "Acho que a Kali Uchis e a Grimes tiveram um tempo juntas mas, no geral, todo mundo foi para casa assim que o ensaio acabou. Não fossem as preocupações com a covid, realmente, teria sido uma festa incrível", brincou Adams.

Tradição adaptada aos novos tempos

Publicado pela primeira vez em 1964 como um presente ultraexclusivo para, o Calendário Pirelli já teve 47 edições publicadas, fotografadas por 37 fotógrafos diferentes, incluindo Martyn Walsh, Terence Donavan, Herb Ritts e Mario Testino, que enquadraram grandes nomes do mundo da moda como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss, Karen Alexander e também as brasileiras Gisele Bündchen e Adriana Lima. A edição de 2005, inclusive, foi inteiramente fotografada em Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro.

Por muito tempo, e refletindo os costumes da época, o The Cal hiperssexualizava suas modelos. Mas, com o avanço da pauta feminista, a produção incorporou os novos costumes contemporâneos e passou a se posicionar a partir de um conceito mais artístico, ficando mais próximo da arte do que das revistas masculinas dos anos 90.

"Os tempos mudaram e o calendário também. Hoje tem um status de obra de arte. A objetificação das mulheres não vai acontecer novamente, e o "On the Road" reflete esse espírito, indo na direção oposta", ponderou Adams na entrevista. "Nele, nós temos glamour, temos sensualidade e rock 'n roll, mas eu também tive a certeza de que as artistas saíram do set realizadas e deslumbradas com elas mesmas. Colocar o calendário nessa direção passa uma mensagem muito forte e estimulante."

Acompanhe tudo sobre:FotografiaMúsicaMúsica popPirelliRock

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual