Barra Funda: restaurante A Baianeira, comandado pela chef Manu Ferraz está em um dos bairros mais descolados do mundo, segundo guia internacional (Divulgação/Divulgação)
Repórter de Casual
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 11h01.
Todos os anos, a revista Time Out busca os destinos mais interessantes do mundo, seja para morar ou viajar. Gastronomia, passeios culturais e a comunidade são alguns dos atrativos que aumentam a pontuação destes lugares. A maior cidade da América Latina, São Paulo, não poderia ficar de fora da lista, e atingiu a 3ª posição entre os “39 bairros mais legais do mundo”.
O destaque ficou para a Barra Funda. Localizado na região central da cidade, o bairro conta um pouco da história industrial da cidade, com diversos galpões que hoje dão lugar a cafés, restaurantes, bares, galerias de arte e baladas.
"É um local imperdível para amantes da arte (a respeitada galeria Mendes Wood está aqui), compras únicas (não perca a charmosa loja Amarello), vida noturna animada e culinária contemporânea – recomendo o Sururu, Caracol e Komah, todos com cardápios excelentes. Durante o dia, cafés descolados como o Ronin se misturam com os locais conversando nas suas portas. À noite, DJs, exposições e festas dominam", afirma o site.
Komah: um dos melhores restaurantes asiáticos do país (Komah/Divulgação)
Outros destaques da publicação são o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, onde é possível fazer uma caminhada ou passeio de bicicleta, o restaurante A Baianeira, comandado pela chef Manu Ferraz, o restaurante Mescla e o bar Água e Biscoito.
Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também está na lista, na 29ª colocação. O guia indica um rotieiro de um dia com café da manhã na padaria The Slow Bakery, exposições de arte contemporânea nas galerias Athena e Cavalo. "Para o almoço, vá ao Sult para uma comida reconfortante de inspiração ítalo-brasileira, e depois faça uma pausa para um espresso no Chora no meio da tarde. Quando a noite cair, reserve uma mesa (ou o calçadão) no Botica, Tero ou Chanchada, três bares que mantêm a música, as bebidas e as boas vibrações rolando até tarde."
Já a primeira colocação ficou para o bairro Jimbōchō, em Tóquio, Japão. Segundo o guia, "o bairro é um paraíso para bibliófilos que desfruta de uma existência privilegiada, a apenas uma curta caminhada dos poderosos distritos financeiros da cidade. É lar de cerca de 130 livrarias de segunda mão, a maioria delas situadas em prédios de uso misto baixos e um pouco antiquados, que compartilham espaço com cafeterias tradicionais e casas de curry."
A recomendação é visitar o bairro no final de outubro, quando acontece o festival anual de livros usados.