Casual

Associação de Críticos anuncia melhores de 2018 e homenageia Gilberto Gil

Entre as dez categorias que são premiadas, o grande homenageado da noite foi o cantor e compositor Gilberto Gil

Gilberto Gil: ao lado de Gil, Marcelo D2 foi escolhido o artista do ano na categoria música popular (Facebook/Reprodução)

Gilberto Gil: ao lado de Gil, Marcelo D2 foi escolhido o artista do ano na categoria música popular (Facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de dezembro de 2018 às 14h54.

Última atualização em 13 de dezembro de 2018 às 14h55.

O cantor e compositor Gilberto Gil está entre os homenageados do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), que divulgou na terça, 11, a lista dos vencedores em dez categorias.

Ao lado de Gil, o rapper Marcelo D2 foi escolhido o artista do ano na categoria música popular. O grupo Racionais venceu como melhor show e a cantora Duda Beat foi eleita a revelação de 2018. Já a colorida arte que anuncia o álbum Ambulante, de Karol Conka, venceu na categoria capa.

Em Arquitetura, os jurados elegeram a Universidade Federal do ABC, como obra de arquitetura no Brasil. A homenageada da edição foi Rosa Grena Kliass, principal nome na arquitetura moderna e contemporânea, responsável por projetos como o do Parque da Juventude e pela reforma do Vale do Anhangabaú.

Nas Artes Visuais, a mostra Raiz, do polêmico artista Ai Weiwei, foi escolhida na categoria exposição internacional. Com autoria do chinês, a mostra segue está em cartaz na Oca até 20 de janeiro. No âmbito nacional, quem venceu foi Oito Décadas de Abstração Informação. A exposição reúne coleções de artistas do estilo abstrato e também está em cartaz no Rio, no Instituto Casa Roberto Marinho, até junho de 2019.

O cinema foi representado por Arábia, longa de Affonso Uchôa e João Dumans, eleito vencedor na categoria filme. A diretora Caroline Leone foi escolhia a melhor diretora, por Pela Janela, e Benzinho, de Karine Teles e Gustavo Pizzi, o melhor roteiro.

Na categoria dança, o espetáculo Melhor Único Dia, da São Paulo Companhia de Dança, foi escolhido a estreia do ano e João Carlos Couto foi homenageado por sua atuação no cenário paulista. Da mesma geração do produtor e curador, o ator Sergio Mamberti foi o condecorado na categoria teatro. Para o público infanto-juvenil, Que Monstro te Mordeu? venceu como melhor espetáculo de animação, com texto e direção de Carla Candiotto.

A competição também se mostrou clara nas produções para a televisão. O humor de Marcelo Adnet venceu pela criação do quadro Paródias dos Candidatos, nas eleições presidenciais. A atriz Marjorie Estiano foi escolhida por sua interpretação na série médica Sob Pressão, que já tem terceira temporada prevista para 2019. Ao lado dela, Fábio Assunção levou o prêmio por sua atuação na série Onde Nascem os Fortes, ambientada no sertão nordestino e que ainda teve no elenco nomes como Patricia Pillar e Alexandre Nero.

No rádio, Fábio Malavoglia, da Rádio Metrópolis, venceu como apresentador de entretenimento, e Salomão Esper, da Rádio Bandeirantes, foi o homenageado da categoria.

Já para a literatura, marcada por um ano de crises no setor, o livro Entre as Mãos (Record), de Juliana Leite, venceu como melhor romance. O autor Rodrigo Lacerda levou o prêmio na categoria contos/crônicas com Reserva Natural (Companhia das Letras).

A cerimônia de premiação aos artistas contemplados nesta edição está prevista para o primeiro semestre de 2019, ainda sem data confirmada.

VENCEDORES

Obra de Arquitetura no Brasil

Universidade Federal do ABC - Cláudio Libeskind e Sandra Llovet

Exposição Internacional

Raízes Ai Weiwei - OCA

Filme

Arábia', de Affonso Uchôa e João Dumans

Espetáculo de dança

'Melhor Único Dia', de Henrique Rodovalho São Paulo Cia da Dança

Romance

Entre as Mãos', de Juliana Leite - Editora Record

Grande Prêmio da Música Popular

Gilberto Gil

Apresentador de rádio

Fábio Malavogli - Rádio Metrópoles - Cultura FM

Atriz Teatro

Amanda Acosta ('Bibi - Uma Vida em Musical')

Espetáculo de Animação

'Que Monstro te Mordeu?', texto e direção de Carla Candiotto - Sesi-SP

Ator Televisão

Fábio Assunção ('Onde Nascem os Fortes') TV Globo

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasEventosHumoristasMúsicaRappers

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores