Casual

Artistas criam retratos em grama viva

Iluminação controlada e projeção de imagem em negativo são a fórmula

Painel de grama de Heather Ackroyd e Dan Harvey  (Heather Ackroyd e Dan Harvey)

Painel de grama de Heather Ackroyd e Dan Harvey (Heather Ackroyd e Dan Harvey)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 15h12.

São Paulo – Os britânicos Heather Ackroyd e Dan Harvey deram, literalmente, vida à arte. Em vez da revelação em papel, eles usaram grama para criar fotografias de pessoas e animais. Para chegar a essas expressões tão nítidas, os artistas projetaram imagens de negativos sobre painéis gramados com luminosidade controlada e deixaram a natureza agir.

A manipulação da luz e da clorofila produzida pelas plantas resulta em sombras expressivas, em diferentes tons de verde, principalmente se vistas de longe. As imagens ficam mais nítidas na medida em que a grama cresce e podem durar até anos. Com o tempo, ganham outras cores que dão um aspecto “envelhecido” ao trabalho.

As obras de Heather Ackroyd e Dan Harvey estão em exibição no museu Domaine de Chamarande, na França, até o dia 30 de setembro. Além dos painéis, eles possuem outros trabalhos em grama, como a “decoração” do Dilston Grove, uma antiga igreja do distrito de Bermondsey, ao sul de Londres.

Uma mistura de argila e sementes espalhada pelas paredes internas do edifício deram a ele um “papel de parede” de grama viva. Alguns retratos verdes você confere ao lado. Outros trabalhos podem ser vistos no blog da dupla.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisArtistasCelebridadesFotografia

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'